Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Estudo da Mutato analisa tendências
A Mutato apresenta o primeiro de uma série de estudos que serão focados em como marcas poderão atuar nas fases de Recuperação (com a contenção da pandemia) e do "Novo Normal" (com a retomada das rotinas, ressocialização e reconexão).
Chamado de "Novo Normal Pós-Covid-19”, o levantamento analisa 11 áreas - Trabalho, Vida Social, Saúde Física, Saúde Mental, Relacionamentos, Educação, Alimentação e Bebida, Compras, Turismo e Transporte, Beleza e Moda, além de Mídia e Entretenimento - e como elas estão impactando a vida das pessoas neste momento.
O estudo também indica as tendências de evolução nestes setores e uma possível transformação social mais permanente.
"Nossa análise leva em conta os impactos da Covid-19 em diversos países, que já estão alguns passos à nossa frente, e cruzamos essa leitura com dados de social listening e números de múltiplas fontes para trazer pontos de vista que ajudem os executivos de marketing a tomarem decisões acertadas para suas marcas nos diferentes momentos que a doença trará no contexto brasileiro, que é cheio de particularidades", afirma Tullio Nicastro, vp de estratégia da Mutato.
Entre outros pontos, o estudo aponta espaço para o crescimento de formatos que unam pessoas e permitam vivências off line no digital - com a possibilidade de festivais de música, festas e eventos ganhando espaço no streaming, na área de Mídia e Entretenimento.
Em Economia, detectou-se o aumento da importância da educação financeira. No Trabalho, a adoção de ferramentas digitais e a valorização dos trabalhadores essenciais surgem como pontos de atenção. Em Saúde Mental, incorporou-se novos rituais de bem-estar, como meditação e terapia. Na área de Compras, observou-se aumento no consumo à distância e a melhora da logística de entrega.
Também será lançada uma segunda etapa do estudo, em que especialistas, como o psicanalista Christian Dunker, aprofundarão o contexto abordado no documento inicial. O material está sendo transformado em uma série de podcasts dentro do [OT] Off Topic, podcast da Mutato.
Para baixar o "Novo Normal Pós-Covid-19", clique aqui.
Leia anterior, sobre o estudo "Viramundo", realizado pela F.biz, sobre as mudanças de comportamento humano e os efeitos da Covid-19 em diversos setores da economia, aqui.