arrow_backVoltar

Numa Super Bowl Watch Party

Atlantic apresenta campanha para última Blockbuster do mundo

08.02.23

Em um mundo onde o streaming é rei e a mídia física é uma realidade quase distante da memória, a última Blockbuster do mundo decidiu mostrar sua bravura e fazer uma "declaração ousada", em comercial que será exibido na noite esportiva mais concorrida do ano, nos EUA.

Em uma homenagem nostálgica aos idos dias onde reinavam as locadoras de vídeo, o "último sucesso de bilheteria do mundo", o comercial ‘Until the Bitter End’, será lançado no dia 12, domingo, exclusivamente no formato VHS, após uma campanha teaser (veja abaixo) de mídia social de duas semanas.

O spot de 30”, criado pela agência independente Atlantic New York, será reproduzido em VHS, com a ajuda do gerente de loja, Sandi Harding, para os poucos sortudos que comparecerem à Super Bowl Watch Party, em Bend, Oregon, onde está situada a loja.

Segundo o filme, apenas duas coisas sobreviverão ao apocalipse no planeta Terra: baratas e a última Blockbuster do mundo. O comercial mostra uma barata humilde fazendo uma viagem através de detritos pós-apocalípticos. Os edifícios foram reduzidos a pilhas de escombros, as pessoas se foram e a internet não pode mais ser navegada. Mas a última Blockbuster do mundo ainda está de pé. Aberta e pronta para receber os sobreviventes.

Uma espécie de símbolo cult, a última Blockbuster do mundo é o bastião de uma época passada. A loja tornou-se parte essencial na comunidade de Bend e é muito amada e apoiada pelos patronos locais, bem como por sua base internacional de fãs.

Devotos da Blockbuster viajam até a última loja para viver a já extinta experiência de alugar um filme, passatempo que era a grande maneira de experimentar entretenimento doméstico, algo que as gerações mais novas nunca entenderão.

Um fã viajou de tão longe quanto a Espanha, uma família dirigiu do outro lado dos EUA para alugar um filme apenas para que suas crianças pudessem entender a experiência. Desde a queda do império Blockbuster, a loja recebeu mais de 5 mil novos membros e desfruta de um bom movimento, vendendo camisetas, lembranças e memorabilia da Blockbuster.

Sandi Harding, o gerente da loja, comenta: "Sabemos que o mundo como o conhecemos hoje pode estar chegando ao fim, mas nos recusamos a cair sem lutar. Queremos lembrar a todos que há algo de especial na experiência tangível de navegar por prateleiras e descobrir algo novo. E, honestamente, se o mundo está acabando, queremos sair dele fazendo um estrondo".

Dan Greener, diretor de criação da Atlantic New York, acrescenta: “Achamos que a América adora torcer pelo mais frágil, então talvez eles encontrem em seus corações lugar para torcer por um dos mais frágeis. E talvez nesse processo percebam que o Super Bowl é sobre ​​reunir-se em torno de uma tela com seus amigos e familiares para assistir algo especial acontecer. Ora, esta é uma experiência sobre a qual a Blockbuster sabe muito.

Os fãs que não puderem comparecer pessoalmente à Watch Party do Super Bowl no Oregon poderão sintonizar a transmissão ao vivo do evento nas redes sociais da World's Last Blockbuster e ver o comercial dirigido por Theodore Schaefer e Paul Gale — dois premiados cineastas independentes de Nova York - e co-produzido pela Dweck Productions e Having Changed Productions.

O VHS também estará disponível para aluguel depois, por apenas 2 dólares por dia.

A memorabilia retro da Blockbuster pode ser comprada aqui:

O Instagram da loja é esse.

A Atlantic New York é uma agência independente, nascida, segundo ela própria, "para ajudar as marcas a navegar contra as correntes". Foi fundada em 2021 pelos criativos João Coutinho (português) e Marco Pupo (brasileiro). A carteira de clientes da Atlantic inclui marcas como Amazon Prime Video, Yahoo, Twitter e Maison Pixel. Leia mais sobre a agência aqui.

Credits
Client: Blockbuster
Directors: Theodore Schaefer and Paul Gale
Production Company: Dweck Productions & Having Changed Productions
Sound and Music: Max Phillips
VFX: Danny Behar
Color: Sam Gursky
Finishing: Irving Harvey
Agency: Atlantic New York
Co-Founder and CCO - Joao Coutinho
Co-Founder and CCO - Marco Pupo
Partner and Managing Director - Suzanne Barbosa
Creative Director - Daniel Greener
Art Director - Elizabeth Cala
Art Director - Jessica Morford
Copywriter - AO Baker
Senior Strategist - Gabriela Conci
Head of Production - Greg Jenkins

Numa Super Bowl Watch Party

/