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Ações com camisa 24 combatem homofobia no futebol
Com o objetivo de lutar contra a homofobia no futebol, a AlmapBBDO e a liga de futebol Champions Ligay, voltada aos jogadores LGBTQ+, apresentaram no mês passado (leia e veja aqui) o movimento #FutebolSemPreconceito, que vestiu a estátua de Pelé, em Santos, com uma camisa da Seleção Brasileira com o número 24 - associado ao homem gay, provavelmente porque 24 é o número do veado no jogo do bicho.
Na semana passada, outras ações chamaram a atenção para o tema. Na última terça-feira (28), o jogador Flávio, do Bahia, entrou em campo vestindo a camisa 24. A marca Brahma divulgou que estava por trás do movimento, na sexta-feira (31), em suas redes sociais (veja aqui), com o objetivo de incentivar que o número, antes associado ao preconceito, passe a ser reconhecido como "#NúmeroDoRespeito".
Criada pela Africa, a ação para Brahma também convida outros clubes a vestirem o #NúmeroDoRespeito. Botafogo, Fluminense, Santos e Flamengo já aderiram.
"Essa é uma campanha a favor do respeito a todos e todas que queiram viver o futebol sem barreiras. Brahma é parceira do futebol brasileiro e de grandes clubes do país e se associa ao Bahia nessa luta para que todos os clubes vejam neste movimento um passo definitivo para acabar com o tabu em torno do número 24", defende Gustavo Castro, diretor de marketing de Brahma.
Além disso, também na semana passada o jornalista esportivo Mauro Beting lançou a hashtag #PedeA24, em campanha para a revista Corner. A mensagem foi replicada por outros nomes do jornalismo esportivo.
"É incrível ver uma iniciativa como a do #FutebolSemPreconceito, lançada pela LiGay, na ocasião em que vestiu a estátua do Pelé em Santos, reverberar e inspirar outras ações semelhantes para outros times de futebol, a favor da diversidade em campo. Quando os esforços se somam, os resultados concretos logo aparecem. Futebol e sociedade só têm a ganhar com essas movimentações", comenta Luiz Sanches, CCO & chairman da AlmapBBDO.