arrow_backVoltar

O caminho do consumo

86% dos internautas já fizeram compras pela internet, diz Ibope

31.10.13


O estudo “O caminho do consumo”, realizado pelo Ibope e-commerce junto a internautas das principais regiões metropolitanas do país, mostra que 86% deles já fizeram compras pela internet.



O segmento de e-commerce ainda prevalece entre as classes AB: 65% dos consumidores pertencem a essas classes, sendo que 18% desse total de 65% moram em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. O restante, 31%, moram nas demais cidades do Brasil.



Apesar de a mobilidade impulsionar o crescimento do e-commerce, a maioria das pessoas ainda se sente mais segura em comprar por meio de computadores ao invés de smartphones e tablets.



“Dispositivos como smartphones e tablets foram utilizados por 38% e 18% dos entrevistados, respectivamente, para realizar buscas de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país”, revela Alexandre Crivellaro, diretor executivo do Ibope e-commerce. “O computador ficou bem na frente, utilizado por 98% das pessoas ouvidas na pesquisa”, completa o executivo.



A comodidade foi o fator positivo no comércio eletrônico mais apontado pelos entrevistados, com 93% de citações. Melhores preços e a variedade na escolha dos produtos também foram itens muito citados, com 85% e 66% das respostas, respectivamente.



As principais críticas dos internautas que compram pela internet se referem à impossibilidade de ver os produtos ou experimentá-los, com 84% das respostas; o medo de não receberem os produtos, com 56%; e a falta de opção para agendar a entrega do produto, com 54% das respostas.


O caminho do consumo

/