arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Seu Leo ensinou (Marcio Juniot)

06.08.15

Nesta semana, a nossa querida Leo Burnett comemora seus 80 anos.

Para quem não sabe, a Leo nasceu no meio de uma crise. Seu Leo abriu a agência em 5 de agosto de 1935 durante a Grande Depressão americana, em Chicago, com 8 pessoas e 3 pequenos clientes.

Um de seus diferenciais era oferecer maçãs a quem chegava à agência. O momento de incertezas levou um jornalista a escrever que em breve ele teria que vender as maçãs ao invés de dá-las. Oitenta anos depois, as maçãs continuam como ícone da nossa agência, em 95 escritórios, divididos em 84 países.

É curioso comemorarmos essa data emblemática no momento em que vivemos hoje, uma crise financeira, sobretudo, uma crise de confiança, de esperança, que qualquer millenial jamais imaginou passar.

Mas o fato é que Seu Leo me ensinou a não ter medo de crise. Que em momentos como esse, mais do que nunca, cada um deve chamar para si a “dor de dono”. Arregaçar as mangas e, sem frescura, seguir de mãos dadas com os clientes em direção à luz no fim do túnel.

Alguns aproveitam o momento para dizer que a crise é uma grande oportunidade. Sim, mas para quem? Não acredito no modelo onde um ganha porque o outro perde. Para mim isso não é oportunidade, é oportunismo. Sou partidário da relação ganha-ganha.

Acho que a verdadeira oportunidade que temos agora é de fortalecer nossa relação com os clientes. Seja para aumentar o sell out ou brand awareness (sim, sou criativo, mas não tenho o menor problema em usar essas palavras), temos que estar lá, ao lado deles, entendendo seus problemas e encontrando soluções. Só assim, nós criativos, iremos conquistar a confiança e o respeito que nos cabe.

Obrigado, Seu Leo, por mais essa aula.

Marcio Juniot, diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made.

Leia mais sobre o aniversário da Leo aqui.

O Espaço é Seu

/