arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Carta escrita em um avião, indo para Kansas City (Jairo Anderson )

15.02.16

Estou a milhares de metros de altura. O avião está cheio de americanos voltando para casa depois do Carnaval. Algumas poltronas à minha frente está um cara chamado Silmo Bonomi.

Dentro de mais algumas horas, nós quatro – eu, o Silmo, a Andréa Cotrim e o Wellington Ferreira – vamos desembarcar em Kansas City para o encontro global de criativos da VML.

Até sexta-feira, vamos discutir Criação com colegas do mundo todo. E quando chegar a sexta-feira, o Silmo não vai voltar com a gente para o Brasil. Ele vai direto para a VML de Nova York, onde vai passar a ser um desses “colegas do mundo todo”.

Colega é o caxxlho. O Silmo é mentor, é amigo, é irmão.

A gente se conheceu e trabalhou junto pela primeira vez em janeiro de 2003. De lá para cá, são 13 anos de amizade, de parceria. De amor mesmo.

Posso dizer sem medo de errar que o Silmo é o profissional mais leal que eu já conheci. Uma pessoa absurdamente generosa. Daquelas que agradecem quando, na verdade, deveriam estar dizendo “de nada”.

Ele é o que eu chamo de “o cara do zoom out”. Sabe montar times como ninguém. Se ele te disser “eu tenho um plano”, pode ir. Ele me falou isso em 2012, quando me convidou para trabalhar na VML. Eu confiei e, em poucos anos, estamos construindo, juntos, um lugar bem especial de se trabalhar. E digo “juntos” mesmo. Pergunta para o Taralli, para o pessoal do Planejamento, da Mídia, do Atendimento. O Silmo acabou inspirando e ajudando a transformar não só a Criação, mas a VML como um todo.

Pergunta também para diretores, produtoras, fornecedores. Por isso, arrisco dizer que a influência do Silmo chega até a extrapolar nossa agência. É só lembrar como foi o encontro que aconteceu na última sexta-feira. Dezenas de amigos “do mercado” foram se despedir. Gente de várias agências diferentes, de várias épocas diferentes. Tinha gente que estava começando, tinha gente que já tinha saído da área. Tinha gringo, tinha brasileiro, tinha de tudo. E foi lindo, catártico! Todo mundo ali com o Silmo e pelo Silmo, uma choradeira que vai ficar na edição dos melhores momentos da vida de muita gente por ali.

A gente pensa que propaganda é Mad Men. É nada. Propaganda é House of Cards. Nossas famílias e amigos não entendem como a gente aguenta a pressão, a correria. Então, mãe, pai, amigo engenheiro e colega advogado: a gente aguenta por causa de pessoas como o Silmo.

Boa sorte e boa vida para vocês, Silmico.
Saudade e orgulho desde já!
Jairo

Jairo Anderson, diretor executivo de criação da VML Brasil junto com André a Cotrim e Wellington Ferreira

O Espaço é Seu

/