arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Cannes 2016: ideias vivas, mortas e um simpático zumbi

15.04.16

Olha só, eu queria propor um exercício bem simples pra gente fazer nesse festival de Cannes 2016: esqueça os pormenores das categorias e comece a dividir os cases (que pipocam nessa época) em dois blocos: vivo e morto.

Explico:

Desde 2004, começaram a pipocar ideias vivas no festival.
Elas usam o festival como prova de conceito.
Fazem um MVP (produto mínimo viável ou piloto), e se a ideia é aceita ao ponto de ganhar alguns leões, fazem em série.
Essas ideias usam Cannes como mídia, pagam a inscrição, ganham e levam exposição.
Elas se alimentam da participação das pessoas, e crescem quanto mais prêmios ganham.

As ideias vivas funcionam mais ou menos como um Oscar.
Afinal Cannes é o Oscar da…, deixa pra lá.
Mas o fato é que muita gente só vai ver o filme depois que ganhou o Oscar.
Assim como muita gente só se engaja numa ideia depois que ganhou leão.

Ideias vivas usam o festival para prosperar.

A ideia morta é algo que a propaganda vem fazendo desde sempre.
É o famoso: porque nunca pensei nisso antes.
A ideia morta é aquela ideia foda, que vai fechar uma porta: ninguém nunca mais vai poder fazer aquilo sem lembrar dela e evitá-la.
É a melhor ideia possível dentro daquele formato.
Ela se consagra no festival, mas não cresce em participação depois dele.

As ideias mortas usam o festival para virar referência.

A essa altura você já deve ter percebido que eu prefiro as vivas.
Mas não se engane, afinal, quem não gosta de matar uma ideia bem morta e virar referência?

Hora de começar a brincar de vivo-morto esse ano?

Esse texto poderia acabar aqui, se não fosse um simpático zumbi que já deve ter aparecido na sua timeline.
Em 2015, a Geico matou o formato Skip Ad, virou referência.
Nunca mais você vai conseguir ver uma ideia de Skip Ad sem comparar com Geico.
Mas eis que em 2016 rolou o improvável, aquilo que eles mesmos mataram voltou à vida, comendo parte do meu cérebro. :)

Pedro Gravena, head of digital and innovation da Y&R

O Espaço é Seu

/