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E daí que ganhou Leão?
Ao contrário do que eu imaginava antes de pesquisar para parecer que sou culto, o queijo Parmigiano-Reggiano e o Parmesão não são a mesma pessoa. Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida, a marca Parmigiano-Reggiano só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua. Dessas cinco cidades aprovadas pela FIFA, Módena é a maior produtora de Parmigiano.
Na primeira temporada de Chef’s Table (Netflix), o chef italiano Massimo Bottura conta uma ideia que ele teve para salvar metade da produção mundial de Parmigiano danificada por um terremoto que passou por Módena.
A idea do chef da Osteria Francescana, eleito essa semana o melhor restaurante do Sistema Solar, foi criar e dividir com o mundo a receita do Risoto Cacio e Pepe. Um risoto feito exatamente com Parmigiano-Reggiano e tão simples e prático de fazer que qualquer zé mané pudesse copiar e fazer em casa. No fim das contas o Riso Cacio e Pepe virou um hit global e toda a produção do queijo despedaçado foi vendida antes de estragar, salvando o emprego de centenas de primos do Super Mario e do Roberto Baggio.
E agora, finalmente cheguei aonde queria chegar.
Por que criticar agências que têm ideias para tentar salvar crianças subnutridas? Por que essas ideais foram criadas para ganhar prêmio? E dai? Por que uma agência não pode ter ideais para promover igualdade social e paz na terra entre os homens de boa vontade? Por que esse não é o papel da publicidade?
O Risoto Cacio e Pepe me lembrou uma solução parecida que a Geometry da Colômbia teve para promover o consumo de Lionfish. A ideia da Colômbia – ou da Columbia como diria a Adidas - ganhou Leão em 2014. E a do italiano também ganharia se tivesse sido inscrita. Acontece que o italiano não liga se uma ideia já foi feita ou não. Se já ganhou Cannes ou não. Para ele qualquer ideia serviria, desde que ajudasse a salvar o queijo e a economia da cidade dele.
Como qualquer pessoa que já tirou selfie pelado e deletou na sequência sabe, depois que um nude cai no mundo ele não é mais seu. Ele é do mundo. Com ideias para salvar o mundo também deveria ser assim.
Se uma idea foda para o combater a fome no Brasil roda a internet, ganha leão e fica famosa no mundo todo que mal tem? Você pode dizer “Ah, mas essa ideia só ajudou 5 crianças no case study” Mas e daí? Se essa ideia é boa e fácil de implementar por que uma ONG na Ásia não pode copiar e ajudar milhares de crianças? Você acha mesmo que uma criança passando fome vai recusar ajuda porque ela descobriu que “essa ideia da comida que se tele transporta de um prato cheio para um vazio” ganhou 18 leões de ouro em 2010?
Se uma ideia criada para ganhar leão é copiada e começa a salvar vidas, fora do Palais de Cannes, realmente importa o motivo que fez essa ideia nascer?
Boa parte das invenções do mundo moderno foram criadas pela NASA e pelo exército americano. A internet é uma delas. Mas você realmente se questiona quais foram os propósitos mesquinhos e inescrupulosos do exército cada vez que usa a internet? Eu não. E desconfio que o Massimo Bottura também não ligue.
Por Marcelo Padoca - Diretor de Criação - The Community Miami