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Quer trabalhar para mim? (Mané Zanzoti)
Quer trabalhar para mim?
Vá a três consultórios diferentes e faça uma consulta. Mas, vá logo avisando que só paga a consulta depois da avaliação do melhor diagnóstico feito por um dos três profissionais.
Faça uma proposta para três semanários. Análise os três e só pague o que tiver o melhor conteúdo ou, pelo menos, a melhor reportagem da semana.
Semana seguinte, faça outra avaliação.
Pegue um táxi comum e peça para fazer o trajeto de casa até o trabalho. Avise que esse trajeto, via Uber sai por “X” e no 99 Taxi, por “y”. Só pague a corrida se o preço sair menor do que o da concorrência.
Você acha que esses profissionais topariam trabalhar diante de propostas como essas?
As agências de propaganda topam!
Hoje em dia é comum clientes fazerem uma concorrência entre cinco, seis ou sete agências.
E, dependendo do tamanho da conta, essa movimentação envolve um batalhão de bons profissionais.
As agências mobilizam o seu primeiro time para trabalhar na concorrência.
Atendimento, planejadores, pesquiseiros, mídia on line e off line, art-buyers, redatores, diretores de arte, assistentes, RTV e, claro, o tráfego para controlar tudo isso.
E a coisa não fica apenas nas agências.
Produtoras de filmes e som, diretores de cena, fotógrafos, assistentes, editores, maestros, técnicos de mixagem e músicos.
Estúdios de 2D e 3D são convocados.
Todos envolvidos e trabalhando no risco.
E mais, toda uma parafernália na hora da apresentação.
Por outro lado, os clientes sabem a dimensão exata das agências que escolheram para participar da concorrência:
- Agência pequena, media ou grande
- Nacional ou multinacional
- Faturamento e ranking no Mercado
- Número de talentos que a agência possui em todas as áreas
- “Cases” e prêmios que ganhou
- Satisfação dos clientes que lá estão.
Sabendo disso, cabe às agências mudar o jogo. Se valorizar, ter uma nova postura.
Por isso, não deem de graça as únicas coisas que sabem fazer.
Agora, se mesmo assim insistem em continuar, faço aqui uma proposta:
“- Querem trabalhar pra mim?”
Manoel Zanzoti - diretor de criação
m.zanzoti@terra.com.br