Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Aprosom + Apro? (Tula Minassian)
Obra audiovisual! Essa é a nomenclatura correta para filmes publicitários.
Assim sendo, o áudio vem antes, porque toca os corações, os sentimentos, tristes, alegres, sensitivos, de medo, de paixão, de tesão, de percepção!
O visual vem depois. Porque vem para ilustrar, para representar, para dissimular, para racionalizar!
Graças a Deus, por mais que a razão tente racionalizar um som, seja ele qual for, jamais conseguirá exprimir o valor emocional de um silêncio.
Dito isso, é com imensa tristeza que vejo hoje movimentos favoráveis e desesperados de produtores, músicos e "empreendedores" sonoros cogitando a união da Aprosom (Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários) à Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais).
Esse é o triste fim do que se iniciou um dia, com tanta dignidade e bravura.
Por muitos anos, inúmeros foram os tijolinhos erguidos por apaixonados e incansáveis produtores de som, conscientes de sua importância no mercado publicitário.
Infelizmente, hoje estão todos à mercê de seus interesses pessoais, suas necessidades imediatistas e, acima de tudo, à mercê de sua mesquinhez!
"Pra frente é que se anda!!", essa foi a bandeira que levantaram. Triste constatar para onde andarão!
Eu estou longe. Mas estou de olho em vocês!
Que se faça silêncio.
Tula Minassian, sócio e fundador da Play it Again