Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O que uma mãe pode fazer por uma Diretora de Criação? (Melissa Pottker)
Esses dias ouvi a seguinte frase: "fulano virou pai e virou outro chefe".
Fiquei me questionando sobre isso, sobre se ser mãe impacta realmente na entrega do trabalho e no dia a dia com a equipe. Aí, cheguei nisso aqui:
Impacta no trabalho?
Opa. Você passa a olhar pro mundo de outro forma, então olha pro trabalho assim também. Passa a se preocupar mais com o recado que está passando, o que isso vai impactar na vida das pessoas. Claro que sempre procurando ser provocativo, cutucar, por o dedo na ferida, aquilo tudo que a gente gosta de fazer.
Traz mais empatia?
Acredito que sim, porque você passa a cuidar mais do recado dado e da equipe. O olhar de mãe passa a ser pra mais de 20 filhos. Você percebe particularidades, aprende a despertar talentos, a ouvir e conversar, passa a ser mãe de todos mesmo.
E preocupação de mãe, como fica?
Vai pra equipe também. Como a gente passa a olhar a equipe como filhos e filhos dão preocupação, não seria diferente. Se a pessoa não está bem, está meio triste, meio desanimada, rola uma sensibilidade para ver e perceber isso. Parece que a responsabilidade pelo bem estar geral passa a ser sua e é, na verdade. Então, rola um cuidado maior, uma defesa maior da equipe em todos os sentidos.
Traz mais felicidade?
Com certeza. Ter filhos não é nada fácil, mas traz uma felicidade danada. E ter mais de 20 pra falar no dia a dia, traz muito amô. A gente trabalha duro, mas se diverte.
Ser mãe melhora a Diretora de Criação?
Acredito que sim, mas não posso afirmar 100%.
Não tive a experiência de ser DC antes de ter filho. Não tenho um comparativo pragmático.
Por isso, aqui está o meu olhar sobre como uma coisa pode influenciar a outra.
Como pisciana com ascendente em virgem, sempre fui empática (peixes) e organizada (virgem).
Talvez, fosse uma DC parecida com o que sou hoje, só com mais tempo e uma pessoinha a menos pra me preocupar.
Isso tudo aqui não quer dizer que não tenham DCs incríveis que não sejam pais e mães. Da mesma forma, não quer dizer que DCs que são pais e mães sejam pessoas legais.
Mas se por algum momento alguém se perguntou se deveria ou não contratar uma mulher que é mãe como Diretora de Criação, espero que esse texto tenha ajudado a tirar algumas dúvidas.
Melissa Pottker, DC da BETC Havas, mãe do Sebastian e com o Santiago no forno