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Transformando a inquietação em potência criativa (Kathlyn Giaccomini)
Quem trabalha com marketing e comunicação sabe que todo projeto tem um ciclo criativo — problema inicial, busca pela solução, criação e implementação. Para cada projeto, ou antes de começar uma nova entrega para clientes, é importante arejar as ideias, praticar livremente. Assim a gente descondiciona a mente, se desloca do lugar comum e dos trabalhos com objetivos práticos para realizar criações como quem brinca de cientista.
Foi acreditando nisso que começamos a realizar laboratórios criativos semanais com toda a equipe. Sem metas, solicitações ou qualquer outro compromisso que não a curiosidade e a vontade de experimentar.
Nossa proposta é que cada integrante apresentasse algo que está desenvolvendo ou tentando desenvolver por livre e espontânea vontade. Como temos, cada um de nós, múltiplos interesses, o laboratório é o espaço onde essas diversidades são trazidas e compartilhadas. E a generosidade com que são mostradas recebem de volta a generosidade de comentários.
Nessa troca aprendemos bastante, nos aprofundamos em ferramentas, operações, afinamos nosso brainstorm e praticamos o trabalho em equipe. Esse exercício desenvolve nossas capacidades e, claro, acaba enriquecendo nossos resultados.
E vou revelar uma coisa. Já produzimos muitos experimentos que evoluíram para projetos entregues e de ótima repercussão para os clientes. Projetos que foram inicialmente criados sem briefings ou deadlines. É óbvio que tanto o briefing quanto o deadline são essenciais para a fluidez e a garantia de entregas e soluções de comunicação e nem preciso dizer que respeitamos os dois, mas também criamos momentos para libertar o criar.
Às vezes o time precisa de oportunidade para ir e vir com ideias diversas. A troca, a criação colaborativa e a possibilidade de inovar diante de uma solicitação tem valor imensurável. E essa prática tem nos rendido realizações pessoais, garantias de manter mentes inquietas e criativas engajadas e soluções tão inovadores que se transformam em projetos que geram conexão, engajamento e resultados para nossos clientes.
Kathlyn Giaccomini, head de operações da Noo
Leia anterior de O Espaço é Seu, "Cannes Lions, um festival de causas sociais?", por Felipe Braz Costa, aqui.