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Ecoando o sotaque (Vinícius Machado)
Ecoando o sotaque: como o regionalismo no entretenimento pode impactar o marketing de influência
Oxente, minha irmã, ara, entre outros, são termos regionais que, há poucos meses, fazem parte da vida e do vocabulário de brasileiros que moram mais ao sul do país. Mas por que isso agora?
Novelas no horário nobre têm trazido protagonistas, cenários e culturas de regiões que antes não tinham tanto espaço em produções nacionais, e em TV aberta. Pelo menos não de forma tão frequente. A consequência desse olhar mais atento a outras partes do país contribui também para maior ênfase aos diferentes sotaques do Brasil, garantindo mais espaço e representatividade para os lugares fora do eixo Rio-São Paulo. Com isso, a pluralidade do país ganha maior protagonismo.
A novela "Pantanal" foi um fenômeno importante nesse movimento. Em seguida, vieram "Mar do Sertão" e "Travessia", ambas destacando elementos e tradições regionais sem abordagem caricata. O que chama atenção nas produções atuais é o fato das representações das regiões e seus hábitos estarem sendo retratados de uma forma mais aproximada da realidade.
Essa percepção é motivo de celebração! Afinal a região Norte do país está recebendo o destaque e respeito que merece. Fazendo valer a importância de não anular sua cultura, os diferentes costumes, jeitos de ver a vida e os diferentes sotaques.
Podemos perceber esse movimento ganhando cada vez mais força também no ambiente do marketing de influência, uma vez que micro influenciadores regionais vem adquirindo cada vez mais espaço em ações com marcas nacionais. Afinal, quem não escuta com atenção um conselho de um bom amigo que entenda sua realidade, sua cultura e que tenha o mesmo sotaque que o seu? Além do orgulho da representatividade, há uma conexão instantânea entre creators e seguidores.
Pesquisa realizada pela MightyScout mostra que 80% dos consumidores estão mais dispostos a ouvir recomendações de micro influenciadores do que de "celebridades". Essa é a força de um cenário que tem a regionalidade como protagonista.
A representação da diversidade, de forma mais fiel, traz uma conexão maior do público com aquele que produz: seja uma novela ou um conteúdo para o perfil de um micro influenciador.
Identificação gera conversas pessoais, que geram afinidade, que gera escuta, que gera engajamento, seja através de personagens da TV, seja na publicidade digital. E o marketing de influência com sotaque certamente é a bola da vez, a estratégia mais assertiva para abraçar esse país enorme, diverso e plural e orgulhoso de suas diferentes culturas.
Vinícius Machado, CEO e fundador da Sotaq Creators (de Fortaleza - CE)
Leia texto anterior da coluna "O Espaço é Seu", aqui.