Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
A ascensão da comunicação de 'Health' (Roberta Raduan)
Roberta Raduan
Durante muito tempo, o marketing de saúde, incluindo o farmacêutico e suas regulamentações rigorosas, foi predominantemente associado às abordagens de publicidade tradicionais e campanhas direcionadas a médicos e profissionais de saúde (HCPs). Anúncios e campanhas tendiam a ser conservadores e, na maioria das vezes, “técnicos”, limitando-se a divulgar informações sobre produtos ou serviços médicos. O foco principal costumava ser atender a padrões regulatórios rígidos, em vez de uma abordagem criativa ou uma narrativa envolvente. Como resultado, a comunicação na área da saúde/farmacêutica passou a ser considerada uma comunicação de nicho, sem o dinamismo e a inovação frequentemente vistos em outros domínios do marketing e da comunicação.
Mas, nos últimos anos, temos presenciado a ascensão meteórica da área da saúde e de sua comunicação. À medida que aumenta a conscientização global sobre o assunto, aumenta também a demanda por produtos, serviços, informações e mensagens relacionados à saúde.
A indústria farmacêutica também está mudando, com marcas priorizando transparência, empatia, foco no consumidor e empoderamento do paciente. Estratégias de marketing digital mais inovadoras, combinadas com o uso de dados e tecnologia, abriram caminho para interações personalizadas com consumidores, pacientes e profissionais da área criando um nível totalmente novo de engajamento no setor.
A comunicação desta indústria, mais do que nunca, deixou de ser apenas "vender remédios" ou serviços, para promover o bem-estar geral, fazendo a diferença na vida das pessoas.
Várias marcas de diferentes setores (mesmo segmentos distantes do que seria considerado "saúde") estão alavancando estratégias de comunicação baseadas em uma mensagem de saúde para atingir e engajar um público mais sensível ao tema.
Os festivais de comunicação ao redor do mundo têm confirmado essa evolução nas "mensagens relacionadas à saúde" e provavelmente veremos isso refletido naturalmente no Festival do Clube de Criação também. Campanhas mainstream com foco em saúde têm sido premiadas mesmo fora de categorias específicas de “health”, incluindo “The Bridge” (saúde mental/ depressão), “Inequality you can't ignore” (câncer de mama), “The Congregation” (aborto), “The Cost of Beauty” (distúrbios alimentares), entre outras.
Campanhas vencedoras em categorias específicas de “health” evidenciam uma fusão distinta de criatividade, uso de tecnologia e uma profunda compreensão da mentalidade do consumidor e do momento social em que vivemos. Algumas também refletem a amplitude e a profundidade desse setor, com premiações para "Melhor Uso de Dados", "Melhor Campanha de Impacto Social" e "Melhor Solução Inovadora de Saúde".
Prêmios específicos de "health" têm reconhecido campanhas de marcas farmacêuticas e não farmacêuticas de significativo impacto social, como Telefónica, Vivo, Adidas, Gatorade, entre outras, ao lado de marcas tradicionais de "health" e de "consumer health", como Bayer, Sanofi, Reckitt Benckiser, entre outras clássicas do segmento.
Olhando para resultados de festivais deste ano fica claro que o campo da comunicação em saúde está ampliando seus horizontes, abraçando tecnologias inovadoras e assumindo um papel mais holístico e socialmente impactante. Os prêmios não apenas demonstram as mudanças sísmicas na comunicação, mas também o imenso potencial que esse tema tem para moldar um futuro mais saudável para a sociedade em geral.
Mas é preciso estar atento! Agências e marcas que pensam em se comunicar nesse espaço devem estar comprometidas a longo prazo com as pessoas e os pacientes.
Nosso objetivo como indústria deve ser mais do que apenas criar campanhas melhores. Devemos estar focados em desenvolver e contar histórias que possam fazer uma diferença real e significativa na vida das pessoas, a ponto de influenciar a sociedade e ajudar a salvar vidas.
Roberta Raduan, diretora geral Latam da Klick Health
Leia o texto anterior da seção "O Espaço é Seu", aqui.
O Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.