Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
IA já está na sua vida (Rui Piranda)
IA já está na sua vida
Ontem meu dia começou com o Kuo Zhang, presidente do Alibaba, apresentando para uma plateia lotada, no Web Summit Lisboa, sua nova plataforma, que conecta pequenos produtores com o mercado global. A Accio. É como ele afirma, uma democratização da economia através da IA. Porque leva oportunidade de negócio para todas as empresas do mundo.
E onde a IA entra aqui?
Ela ensina qual a melhor forma de transportar, estocar e, para o comprador, como escolher o que vai revender. Basta dizer o que deseja e as opções de produtos aparecerão para acelerar suas vendas. Ele está antecipando o futuro onde 80% de todas as informações chegarão até você por IA.
Essa plataforma conecta produtores do mundo todo com o varejo. Vai além do chatbot, porque conecta com todo o tipo de informação que envolva o trade. Tipo: “eu procuro por inspirações para o Natal”. Accio vai analisar os dados da sua empresa, redes sociais, tendências e trazer ideias que acompanhem essas tendências e produtos de diversas empresas e você fecha o negócio na própria plataforma.
Meu dia continuou com a palestra “Tudo em todos os lugares ao mesmo tempo: o futuro do comércio e da criatividade”. Antes tarde do que nunca, estamos conseguindo juntar os desafios do e-commerce com as lojas físicas. Agora, com IA, precisamos celebrar a união com o marketing e o branding. Vi a IA criar chatbot feito com diferentes influenciadores. Por que? Porque o que me faz comprar uma roupa esportiva pode ser diferente do que faz você tomar essa decisão. Com a IA, podemos estar acompanhados o tempo todo. Tendo dicas e razões para nos ajudar a escolher. Então, chegou a hora de conectar rede social, e-commerce, loja física, propaganda, tudo com uma comunicação que leva pra frente o que a marca acredita que a conectará com os seus clientes.
E, claro, usando dados o tempo inteiro para avaliar a performance.
Essa apresentação dialogou intensamente com a da Julie De Moyer, diretora de dados e IA na LVMH. Sim, o luxo não está de fora das inovações do IA. Julie compartilhou que usa IA desde do desenvolvimento de produtos, baseando-se em dados captados do mercado e até em combinações de novos aromas para perfumes, no desenvolvimento de embalagens, e em experiências virtuais que acontecem nas lojas. O que conecta os clientes desde a origem com aquilo que vai fazer parte de sua vida.
IA está no dia-a-dia das empresas de todos os tamanhos, nas mais diferentes plataformas de comunicação e no desenvolvimento de produtos que chegam até você.
Sim, IA ja está na sua vida.
Por Rui Piranda, cofundador da agência ForAll
Leia anterior da coluna O Espaço é Seu aqui.