Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Estratégias de ideias beta ou 'small ideas' (Rodrigo Esteves)
"Você garante que essa ideia vai funcionar?", perguntou o cliente. Eu respondi com a maior honestidade do mundo: "Não tenho a menor ideia."
Vivemos em uma era complexa: pesquisas tentam dar segurança ao anunciante, mas não são nem de longe garantia de sucesso e muitas vezes servem apenas para burocratizar uma campanha. Então, o que resta é apostar no que a agência está dizendo e rezar para dar certo? Não na era digital.
Uma das formas de garantir que uma campanha vá atingir seus objetivos é investir no que chamamos de "estratégia de ideias beta."
Estratégia de ideias beta é um processo diferente de gerar, selecionar e apresentar ideias aos clientes. É migrar de um modelo que gira em torno da BIG IDEA para um modelo de SMALL IDEAS ou ideias beta.
Em vez de uma grande, poderosa, cara e bombástica ação (um mega comercial, por exemplo), muitas vezes difícil de comprovar eficácia, a proposta é criar pequenas e diferentes abordagens, mensuráveis, que possam ser ajustadas /
melhoradas em pleno vôo ou mesmo tiradas do ar, dependendo da adesão, buzz, views ou seja lá qual indicador elas tenham se proposto a performar. Ideia boa é ideia que foi comprada pelas pessoas. Tendo várias pequenas ideias é possível observá-las, adaptá-las, manter ou ampliar as que melhor se adaptaram e matar as que não.
Esse conceito é inspirado na tese central que Charles Darwin aplicou para explicar a evolução das espécies: não é a espécie mais forte, nem a mais inteligente que sobrevive, mas a mais adaptada às mudanças. No mundo digitalizado em que vivemos, nada faz mais sentido.
No universo das ideias beta, a criatividade, mensuração, tecnologia e humildade andam juntas. Sim, humildade. É preciso estar preparado para se apaixonar por uma ideia e perceber que ela simplesmente não vingou. Nesse caso, deixe a seleção natural cuidar dela.
Rodrigo Esteves, vp de criação da Digitas e Razorfish