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'Catadão Interativo' do London e do El Ojo
"Catadão Interativo" do London e do El Ojo
Fui convidado a julgar o London Interactive e o El Ojo Interactivo esse ano. Os 2 julgamentos são feitos in loco, o que significa NO boiada de pegar uma trip, conhecer algumas referências do mercado gringo, discutir pontos fortes e fracos de cada trabalho. Por outro lado, são julgamentos bem neutros e essa impessoalidade acaba garantindo que realmente os melhores trabalhos segundo o consenso serão premiados.
Indo aos fatos, separei aqui alguns trabalhos que me chamaram a atenção nos dois prêmios. Procurei não listar os vencedores manjados, aqueles recém consagrados em Cannes ou em outros prêmios, pra não ficar uma lista mais do mesmo. A ideia é desobvializar os ganhadores mesmo. Vamos a eles:
El Ojo
Uma estratégia simples, humana e divertida para um briefing comum a todos: desejar boas festas aos clientes (BRONZE):
http://produccion.webar.net/premios/webar/index.html
Essa me pegou na curva... (PRATA)
http://www.thebluesmaker.com/
Apesar de conhecido, está aqui porque sou fã desse projeto, humano, verdadeiro e 100% positivo sem ser piegas (PRATA):
http://www.interachtung.com/destapalafelicidad/
E-commerce emocional, mostra como uma abordagem humana pode se converter em resultados de venda (FINALISTA)
http://chuerta.com/premios/masoportunidades/
Menstruação sincronizada, uma maluquice que só poderia funcionar na internet mesmo (FINALISTA).
http://www.globalperiod.com/front/index.html
Campanha sem budget, quem não passou por isso alguma vez? Legal assumir isso no conceito.
http://www.wundermanlab.com.ar/lan/index.html (FINALISTA)
London
Caixa Misteriosa: exemplo de como engajar, criar um movimento cultural que renove seu público e traga resultados para sua marca (GOLD)
http://www.agencyentry.com/rnli/
Uso bacana de áudio/interação, com relevância (GOLD):
http://origin.grazeourfield.com/barnardos/nov08/wwh/index.html
Gincana do tipo quem dorme antes perde, gosto do uso da aposta atrelado à venda de produtos e transmissão em tempo real (GOLD).
http://ourwork.se/Sleepless_2/
Finalmente um uso relevante para a realidade aumentada (SILVER):
http://work.akqa.com/entry/liaa/usps_ar/
Uma mídia que não existia, até esse projeto (SILVER):
http://www.llr-hamburg.de/germanwings-wifi/
Um aplicativo mobile com sons em freqüências que só as crianças conseguem ouvir, mantendo os adultos longe da brincadeira (SILVER).
http://www.creative-awards.co.uk/campaignbig09/FantaStealthSound/
Uma idéia irritantemente simples: Qr Codes feitos de Lego (SILVER):
http://llr-hamburg.de/lego-codes/
Uso bacana de linguagem cinematográfica com interatividade (BRONZE):
http://www.loveatfirstsite.gr/awards/
Essa já é mais conhecida, mas vale o clique. Um cara trocou todos os objetos de casa para divulgar os correios suecos (GOLD).
http://www.akestamholst.se/awards/swooper/
É isso, se quiserem conhecer todos os ganhadores, incluindo os trabalhos brazucas (parabéns a todos): http://tinyurl.com/ye45k2u (El Ojo) e http://tinyurl.com/3tafcw (London).
Por Moacyr Netto, diretor de criação da DM9DDB
Leia avaliações anteriores de festivais interativos aqui e aqui.