Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brazilian likes (Vinícius Machado)
Brazilian likes - O poder dos likes brasileiros e como o mundo está usando isso ao seu favor
Você já reparou como o Brasil se tornou o queridinho das marcas internacionais? O conceito de Brazilian Likes vai muito além do poder de consumo. Ele representa o engajamento único dos brasileiros, que não apenas criam novas tendências, como convertem interações em impacto real online e off line. O mundo todo está de olho nessa força que transforma likes em influência e movimenta mercados.
Consequentemente esse engajamento atrai a atenção de consumidores estrangeiros, que passam a desejar e consumir da nossa cultura e receptividade. O Brazilian Likes não fica restrito ao mercado nacional, ele abre portas para que marcas e criadores convertam essa influência em alcance global, transformando nossa essência em uma fonte valiosa de oportunidades e negócios.
Um exemplo recente foi a passagem do cantor Bruno Mars pelo país. O artista passou mais de um mês no Brasil, fez 15 shows lotados e ainda gravou vídeos cantando funk e soltando bordões em português. O resultado? Uma legião de fãs ainda mais apaixonada e uma conexão que poucas estrelas internacionais conseguiram construir por aqui.
Outro caso emblemático foi o do designer de moda Simon Jacquemus, que já entendeu a força cultural do Brasil. No perfil da Jacquemus, vídeos com funk brasileiro bombam, mesmo sem nenhuma relação direta com a marca. Além disso, ele já fotografou campanhas no Rio e compartilhou suas férias no país, demonstrando um carinho estratégico, que vai além das vitrines. E isso não para por aí.
Até os memes brasileiros estão sendo usados para conquistar engajamento global. O post do Oscar com Fernanda Torres virou uma febre no Instagram, com novas legendas criativas surgindo a cada dia. Inclusive, parte dos "influenciadores" portugueses também estão forçando sotaque brasileiro para atrair nosso público.
Todo esse oba oba levanta uma questão importante: esse amor pelo Brasil é genuíno ou apenas faz parte de uma estratégia para surfar no nosso potencial de engajamento?
O Brazilian Likes não é apenas sobre sermos entendidos pelos estrangeiros; é sobre como nós, brasileiros, reconhecemos o nosso próprio valor cultural e a força que temos no cenário global. Afinal, o mundo todo está assistindo o espetáculo que nós somos. Será que estamos convertendo isso da melhor forma?
Vinícius Machado, CEO da Sotaq
Leia texto anterior de "O Espaço é Seu", aqui.