Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
A melhor experiência profissional que já tive
Quem trabalha em agência sabe que, muitas vezes, tão ou mais difícil que ter uma boa ideia, é conseguir produzi-la ou viabilizá-la.
Pois tive o privilégio de dar vida a uma campanha muito especial: The Marathon Walker (assista ao videocase abaixo). “Especial” não somente por tratar-se de um projeto pouco convencional, mas também pelo seu aspecto humanitário.
Há três anos, a Ogilvy Paris resolveu investir na The Marathon Walker. Logo, uma parceria com a associação inglesa Water For Africa foi fechada e eu fui para a Gâmbia com a missão de registrar a história de Siabatou Sanneh, uma mãe gambiana, moradora do vilarejo de Bullenghat, que caminha longas distâncias todos os dias para buscar água potável para sua família.
A gente ouve histórias e vê notícias sobre a pobreza naquele continente. O que não esperava era ser tão bem recebido, tanto pelos habitantes da capital, Banjul, quanto pelos familiares e vizinhos de Siabatou. Mesmo com tanta dificuldade para ter acesso a bens como água e eletricidade, a hospitalidade e a “alegria de viver” dos gambianos me chocaram. Sim, chocaram pois ficou claro para mim que precisamos de muito pouco para sermos felizes. Logo, desde o primeiro dia de viagem, realizar bem a campanha se tornou, acima de tudo, uma meta pessoal.
No total, passei 15 dias em Gâmbia. A ideia inicial era trazer Siabatou para a maratona de Paris de 2014, porém a embaixada francesa no Senegal negou seu visto de turismo. Decepcionado, pensei então que era o fim do projeto. Porém, em 2015, um novo pedido de visto foi aceito pelas autoridades francesas e Siabatou pôde caminhar a maratona. A reação extremamente positiva do público e dos corredores, durante o evento, foi inesperada e muito gratificante. Claro que as doações recebidas e os poços artesianos construídos são o resultado concreto dessa ação e o objetivo último da campanha.
A ideia agora é finalizar um documentário de 26 minutos que conta a história de Siabatou. Assim, a causa poderá ser ainda mais divulgada, fazendo com que seu esforço ajude outras mulheres e vilarejos africanos.
Pessoalmente, esse projeto é a maior prova de que amo minha profissão e de que meus 5 anos de Ogilvy Paris foram a melhor experiência que já tive, até então.
Hoje, na TBWA Paris, espero ter boas experiências profissionais mas, acima de tudo, experiências de vida que a nossa profissão, felizmente, nos permite ter.
Bruno Bicalho Carvalhaes, diretor de arte da TBWA\Paris
Leia anterior sobre "The Marathon Walker" aqui.