Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Round 6: de recorde a efeitos além da tela
Enquanto a Netflix celebrava os primeiros indícios de que estava com um novo fenômeno de popularidade nas mãos, a série sul-coreana “Round 6” – que em outros países recebeu o título de “Squid Game”, ou, traduzindo, “Jogo da lula” -, um provedor de serviços de internet na Coreia do Sul, a SK Broadband, entrou com um processo contra a plataforma de streaming. Isso porque o tráfego de rede aumentou tanto que obrigou a empresa a reforçar suas equipes de manutenção.
Em 2018, a Netflix passou a contar com a SK para entregar seu conteúdo em alta definição para o país e também para assinantes no Japão e em Hong Kong. O que a companhia não previa era a explosão de audiência que teria neste segundo semestre de 2021 com “Round 6”. Além disso, outra série sul-coreana estava obtendo extraordinária performance: “D.P Dog Day” (que também pode ser vista no Brasil). O tráfego de dados gerenciado pela SK cresceu 24 vezes sobre a base de maio de 2018, chegando a 1,2 trilhão de bits processados por segundo em setembro.
Foi demais para a SK. Mas a Netflix emitiu um comunicado, comprometendo-se a negociar com a empresa para que os clientes não sejam prejudicados. A plataforma de streaming informou ainda que, ao incentivar a produção de conteúdo original na Coreia do Sul, criou 16 mil empregos na região. E disse que foram investidos cerca de ₩ 770 bilhões. O que dá aproximadamente R$ 3,6 bilhões.
A esta altura, uma boa parte do mundo que não tinha ideia do valor da moeda sul-coreana agora já sabe que o preço das coisas em won é acompanhado por uma boa quantidade de zeros. A desvalorização da moeda tem sido uma das surpresas para muitos fãs da série.
Fãs foi a palavra escolhida pela Netflix para celebrar oficialmente o fato de “Round 6” ser a atual recordista da plataforma em audiência, batendo “Bridgerton”, até então a campeã. Já havia a expectativa de a trama sul-coreana superar a produção de época duas semanas depois de ela ter entrado na plataforma (a estreia foi em 17 de setembro).
111 milhões de fãs
Com os números divulgados publicamente pela Netflix é o caso de dizer "e como superou"! De acordo com a gigante do streaming, em post publicado na terça-feira, 12, nas redes sociais (veja o vídeo de agradecimento aqui), 111 milhões de fãs transformaram a produção no maior lançamento da empresa. “Bridgerton” contabilizou 82 milhões de contas nos primeiros 28 dias de seu lançamento.
Se alguém ainda não viu a série, a Netflix a classifica como um suspense dramático que mostra centenas de pessoas falidas que aceitam participar de um jogo misterioso de sobrevivência. Existe um prêmio milionário para quem chegar até a rodada final, a sexta, e se sagrar campeão ou campeã. “Mas as apostas são altas e mortais”, descreve.
O sucesso do “jogo da lula” – uma brincadeira infantil coreana, que faz sentido na narrativa – tem gerado afã por uma nova temporada. O criador e diretor Hwang Dong-hyuk tinha pensado em encerrar sua história em uma única temporada, mas há muita pressão para que ele continue a trama. Para tanto, ele já deu pistas do que pode contar a partir de então.
Em recentes entrevistas, ele revelou que criou a história em 2009, pensando primeiro em um longa, mas que muitos estúdios coreanos a rejeitaram por considerá-la violenta. Em 2018, a Netflix resolveu dar sinal verde para Dong-hyuk. E certamente está se congratulando por isso.
Netflix Hub, com Walmart
A plataforma de streaming colhe frutos da popularidade da série e de outras de suas produções. Walmart e Netflix fecharam um acordo que gerou uma loja digital para a venda de produtos atrelados a alguns dos hits de audiência da plataforma. Nesta fase, o Netflix Hub conta com itens, como action figures, para atrair fãs de “Stranger Things” e “The Witcher”, entre outros títulos. “Round 6”, calma! Em breve, o Walmart promete ter camisetas da série recordista à venda.
O fenômeno Baby Yoda
Tamanho movimento lembra a febre provocada no final de 2019 pelo “Baby Yoda”, de outra série, “The Mandalorian”, da plataforma Disney+. Houve uma verdadeira corrida para disponibilizarem no mercado bonecos do pequeno Yoda (reveja o que publicamos aqui). Com “Round 6” não há criaturas fofas. Mas é possível que a boneca gigante da história, da brincadeira “Batatinha frita 1, 2, 3”, surja nas prateleiras – e que ninguém se espante com isso, por mais que a boneca seja assustadora.
Mundos recriados
No Roblox, plataforma que cria mundos virtuais e minigames, já há uma profusão de versões de "Squid Game", com as pessoas disputando as rodadas de jogos, como esse, da batatinha frita. Não é pouca gente. O Roblox tem 31 milhões de usuários ativos por dia (segundo a companhia).Uma das recriações, do grupo Trendsetter Games, surgiu uma semana depois do lançamento da série. Hoje tem mais de 38 mil usuários ativos. E já está nos favoritos de mais de 621 mil pessoas. Na descrição do mundo, chamado mesmo de Squid Game, os criadores mandam um recado: "esta experiência pode ter publicidade que está marcada como 'paid ads'".
Lena Castellón