Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Filme se baseia em argumentos de Fernando Pessoa
Entre os trabalhos de autoria do poeta português Fernando Pessoa, também estão alguns argumentos para filmes, como a obra "Note for a thriller, or film".
A Samsung de Portugal e a agência Uzina, de Lisboa, convidaram o diretor Pedro Varela para realizar um curta-metragem com base nesse texto do escritor modernista, usando as câmeras do Galaxy S21 Ultra 5G.
O resultado é o "O Ídolo" (assista abaixo ao trailer e ao curta-metragem completo, aqui), uma história de suspense sobre a disputa por um objeto precioso a bordo de um navio transatlântico. Para o trabalho, foi recriada a Ecce Film, produtora pensada por Pessoa.
Lançado em 2011, o livro "Fernando Pessoa - Argumentos para Filmes" revelou essa faceta menos conhecida do escritor, destacando seu interesse por cinema. A obra apresenta argumentos originais que refletem temas referentes ao "universo pessoano", como múltiplas identidades do ser e a curiosidade pela natureza humana.
A produção da obra, da Blanche Filmes, conta com a participação dos atores portugueses Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães. O filme foi rodado em seis dias, entre Viana do Castelo, Serra de Sintra e Lisboa, em Portugal. A ação remete o telespectador ao ano de 1928.
"Quando surgiu o desafio da Samsung e da Uzina para revisitar esta faceta praticamente desconhecida de Fernando Pessoa, não hesitei. Desde o primeiro minuto, senti um enorme privilégio e responsabilidade de continuar uma ideia escrita há quase cem anos, por uma das nossas maiores referências culturais. Fazer justiça ao que Pessoa teria na sua intenção original foi o meu único objetivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do desafio de filmar por meio de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final", conta Varela.
"A Samsung tem procurado assumir um papel muito relevante na criação e promoção de experiências por meio dos seus dispositivos. Em uma era na qual os equipamentos se convergem entre si, torna-se imprescindível traduzir de forma fácil e intuitiva aquilo que a nossa tecnologia oferece aos consumidores", comenta José Correia, diretor de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Portugal.