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Ação alerta para crise climática, que pode afetar itens cotidianos
Sustentabilidade é um tema que faz parte da CasaCor, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo que está com suas portas abertas em mais uma edição paulistana. Em 2016, foi lançado um programa que inclui relatório, coleta seletiva, reciclagem e doações de materiais. Desta vez, porém, foi montada uma exposição que pretende ir mais a fundo, chamando atenção do público para a crise climática que vivemos.
Inaugurada no domingo 07, “O Irreversível em Exibição” é uma iniciativa capitaneada pela Pachamama Investimentos, empresa que promove desenvolvimento e conservação ambiental por meio de ações como crédito de carbono, entre outras atividades. Ela tem o ator e ativista ambiental Bruno Gagliasso como um de seus sócios.
Totens apresentam elementos do nosso cotidiano que podem não existir mais no futuro próximo, se nada for feito para combater a elevação da temperatura. Estão lá banana, coco, mel, plantas e até mesmo um copo d’água.
A ideia da exposição, criada pela AKM, é mostrar para os visitantes da CasaCor que esses itens básicos correm o risco de se tornarem relíquias, tais quais peças exibidas em museus. "O Irreversível em Exibição" ficará exposto até o final da mostra, em 28 de julho.
Os totens apresentam um QR Code por meio do qual é possível fazer doações. E os visitantes da mostra de decoração podem contribuir pagando um valor extra de R$ 5 no ingresso, que vai fazer a compensação. Parte do dinheiro arrecadado irá para projetos socioambientais da Pachamama, como o apoio à Associação Agroextrativista Aripuanã Guariba (Asaga), no Amazonas.
“O Irreversível em Exibição” faz parte de um projeto maior acertado com a organização da Casa Cor. A Pachamama está encarregada de fazer o inventário e a compensação de carbono da mostra, do anuário e, pela primeira vez, de alguns ambientes do circuito de visitação.
Arquitetos e demais profissionais responsáveis pelos espaços tiveram a acesso a uma consultoria da empresa para que eles pudessem entender as consequências da escolha de cada item. Feitos os cálculos das emissões de carbono, foram oferecidos créditos de biodiversidade, que têm certificado emitido pela KPMG com tecnologia blockchain. O próprio Bruno fez a entrega dessas certificações, que trazem o título "Natureza Positiva".
Campanha
A estratégia desenvolvida pela AKM inclui, além da exposição na CasaCor, filme, peças para o ambiente digital e anúncios impressos. Bruno é o protagonista da campanha, criada para atrair atenção para a exibição, conscientizar o público sobre a importância de se discutir a emergência climática e estimular a mudança de comportamento em defesa do meio ambiente.
No filme, o ator e ativista explica os motivos de a exposição trazer elementos cotidianos. “Segundo a ONU, a falta de água poderá afetar cinco bilhões de pessoas no mundo até 2050”, diz na peça (veja mais abaixo). Bruno afirma ainda: “nove em cada dez brasileiros sabem da gravidade dos impactos ambientais. E muitos não fazem nada”.
José Spagnuolo, head de criação da agência, comentou que, muitas vezes, os desastres climáticos retratados nos noticiários podem parecer distantes para quem não os vivenciam diretamente. “A exposição 'O Irreversível em Exibição' sintetiza e torna tangíveis esses impactos futuros, proporcionando uma reflexão de como as mudanças climáticas podem afetar diretamente nossas vidas e lares. A abordagem criativa deste projeto é um chamado à ação para pessoas físicas e jurídicas, além de representar um exemplo de liderança em sustentabilidade protagonizado pela Pachamama Investimentos por meio da economia positiva", declarou.
Para o Clubeonline, Bruno destacou a importância da comunicação para projetos que visam a proteção do planeta. “Não adianta ter um trabalho desse se a gente não comunicá-lo. Sem isso, ele não existe. Quando a gente chega em uma empresa e diz que se trata de um ativo, que há cientistas trabalhando para conservar a floresta, ouvimos que eles não sabiam que isso era possível”, contou. As estratégias de comunicação da Pachamama são lideradas por outro sócio, Rodrigo Rivellino, que é também sócio da AKM.
A aproximação com a CasaCor ajuda a ampliar o conhecimento sobre a compensação da pegada de carbono para o segmento para arquitetos e decoradores. Outro sócio, João Marcello Gomes, que tem 20 anos de atuação no segmento, acrescentou que a CasaCor já tinha um histórico ligado à sustentabilidade, mas eles queiram uma maneira de comunicar melhor esse tipo de iniciativa aos criadores dos ambientes da mostra. “Montamos o projeto e trouxemos os arquitetos para o jogo”, completou. E, com isso, atraíram ainda a atenção de marcas.
Experiências
O paisagista Gil Fialho, responsável pelo ambiente “Jardim Funcional Peugeot”, recebeu uma das certificações. No jardim, há refúgio, frutos e néctar para aves e para outros polinizadores, como borboletas (que dão a dimensão da qualidade ambiental de uma área). Com isso, espécies do parque Trianon estão surgindo no espaço. No ambiente, há um carro elétrico da Peugeot (o e-2008), que o público pode conhecer de perto. Na “garagem” foi instalado um teto retrátil. E o espaço conta com uma densa massa vegetal ao longo de seus 200 m². “Criamos um jardim contribuindo com a biodiversidade”, afirmou.
A arquiteta Carla Felippi é criadora do “Lounge Bar Happiness Alfa Realty”, que tem na iluminação um papel importante no ambiente de 85 m² que desenvolveu para a mostra. Ela também buscou a certificação, que deixou bem evidente em seu espaço. Esta é sua quarta vez na CasaCor e já havia tempo que ela desejava fazer algo em relação à pegada de carbono. Por isso, aderiu à proposta da Pachamama. “Na arquitetura, ainda estamos distantes do que podemos fazer. Mas muitos não sabem exatamente o que fazer. Além disso, é bem comum que se fale de um problema, porém poucos surgem com soluções. Nesse caso, a solução veio para mim”.
Ficha Técnica
Agência: AKM
Co-CEOs: Eduardo Andrade & Rafael Tadashi
Diretor de Criação: José Spagnuolo
Diretora de Planejamento: Luciana Machado
Diretora de Negócios: Carol Turchetti
Diretor de Arte: Caio Almeida, Caio Slikta & Sofia Hibino
Redator: Cássio Guiot
Negócios: Gustavo Henrique
Planejamento Social: Gabriela Perroni
Social Media: Júlia Souza
Planejamento Digital: Dunia Schneider
Diretor de Produção: Danilo Amat
Produção: Samuel Vivani
Revisão: Márcia Esmi
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Produtora: Siriguela Filmes
Direção: Fred Siqueira
Direção de Fotografia: Lucas Melo
Produção: Rildo Paixão
Assistente de Câmera: Will, Higuino, Fernando & Pedro
Gaffer: Bronzinho & Ivan moura
Áudio: Paloma Áudio
Trilha: Rafael Chaves e Gabriel Andrade
Aprovação Cliente: João Marcello Gomes