Palíndromos de Gibrael

Ercílio Tranjan lança livro dia 12, em SP

05.12.23

Ercílio Tranjan, que foi presidente do Clube de Criação entre 1979 e 1981, apresenta o "Livro dos Palíndromos de Gibrael - A vida tem sentido... de trás pra frente", pela Editora Papagaio.

O trabalho, que é ilustrado por Hélio Oliveira, será lançado na próxima terça-feira12 de dezembro, a partir das 19h, no bar Canto Madalena (rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena), em São Paulo.

Redator de origem, Ercílio começou na publicidade na JMM e trabalhou em agências como Denison, MPM, Almap, Lintas, Contemporânea e Propeg. Ele conta ao Clubeonline como nasceu o título.

"Eu diria que ele é produto de uma 'loucura' que se apossou da família Tranjan: de inventar palíndromos, frases que se leem de cá pra lá e de lá pra cá. Mas jamais frases que não montam, nem fazem sentido, que ficam apenas na leitura das letras. Ao contrário, a loucura era inventar palíndromos com sentido, inteligentes, divertidos. Como diz o subtítulo do livro: 'a vida tem sentido...de trás pra frente'. E nisso, o que mais me fascinava eram os palíndromos de meu irmão, Gabriel. Eu brinco sempre, dizendo que o fascínio dos Tranjan por palíndromos vem da nossa origem árabe, essa coisa de ler e escrever de trás para frente. O livro de Gibrael é um livro de histórias, de contos. Gibrael é o protagonista: são histórias vividas por ele. Que só fala, se expressa por palíndromos", observa o autor. "Na verdade, as falas (palíndromos) de Gibrael encerram cada conto. Como se fossem a moral da história. Gibrael espera que os leitores se encantem e se divirtam com suas histórias e suas frases. Que fiquem sempre com vontade de RELER. RELER. RELER", conclui Ercílio, sem perder a oportunidade de encerrar seu raciocínio com um palíndromo, claro.

Palíndromos de Gibrael