Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Louis Vuitton e Havaianas marcam presença
Primeira ao ar livre e fora de um estádio no século XXI, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), com 205 delegações desfilando em 85 barcos por um trecho de 6 km do Rio Sena.
Entre os patrocinadores globais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024, está o conglomerado de luxo LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton, Dior e Sephora, que investiu a incrível cifra de R$ 917 milhões no evento, como parceiro premium.
Durante a transmissão da cerimônia de abertura, malas tradicionais da grife Louis Vuitton surgiram sendo confeccionadas e depois levando medalhas da competição (veja imagens, abaixo).
Além da LVMH, a operadora Orange, a companhia aérea Air France-KLM e a rede varejista Carrefour integram a lista de patrocinadores premium da Olimpíada de Paris.
Brasil
Este ano, os atletas brasileiros, pelo segundo ano consecutivo, apareceram calçando sandálias Havaianas nos pés. Durante a transmissão da abertura pela Globo, chamou a atenção o fato da narração de Luís Roberto ter citado a marca, destacando que Havaianas "é realmente o uniforme oficial do brasileiro" e acrescentando que "não tem nada mais a cara do Brasil que uma Havaianas no pé" (assista ao vídeo, abaixo).
De acordo com o F5, Havaianas - que adquiriu uma das cotas de participação da transmissão da Globo - teria investido cerca de R$ 5 milhões para ser citada e aparecer em outros momentos olímpicos brasileiros. A ação envolvendo Luís Roberto teve início antes da cerimônia de abertura, quando o narrador elogiou a marca e mostrou que estava usando o produto.
Havaianas também lançou recentemente uma campanha com foco nos Jogos Olímpicos, criada pela Dojo, com a ginasta brasileira Rebeca Andrade (leia e assista aqui). Espie ainda imagens com ativações da marca, como parte da estratégia.
Além de Havaianas, adquiriram cotas de participação e top de 5 segundos Samsung, Zurich, P&G, Petrobrás, Hellmann's, McCain, Suzano, Apple e Esportes da Sorte.
As patrocinadoras das transmissões na TV aberta são Banco do Brasil, Claro, Corona, Nivea, Piracanjuba e Superbet.
No canal de TV por assinatura SporTV, os patrocinadores são KTO, XP Investimentos, Netshoes e Samsung.
Jogos Olímpicos anteriores
Ações de patrocinadores não são novidade no decorrer da história dos Jogos Olímpicos. O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe (que morreu em julho de 2022 após ser baleado durante um discurso) havia se fantasiado de Mario Bros (Nintendo) na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, convidavando o mundo para o evento seguinte, que foi realizado em Tóquio em 2021.
Na ocasião, foi exibido um vídeo (assista abaixo), no qual Abe estava atrasado, a caminha do Rio. Na peça, além de Mario Bros, há destaque para a Hello Kitty (da Sanrio). O ex-primeiro-ministro também mostra um relógio Omega, patrocinadora da Olimpíada desde 1932 (a segunda mais antiga, só perdendo para Coca-Cola, parceira dos Jogos desde 1928).