arrow_backVoltar

Open X

WPP nomeia CCO para time dedicado a Coca-Cola

17.04.23

O Grupo WPP trouxe de volta para o universo das agências um criativo que estava na indústria de tecnologia por mais de sete anos. Andrew Keller irá assumir em junho o posto de CCO da equipe global criada pela holding para atender a Coca-Cola, a Open X.

Ele entrará no lugar deixado vago pelo argentino Javier Campopiano, contratado em fevereiro pelo McCann Worldgroup e pela McCann como CCO globalA revelação é da AdAge.

Keller estava na Meta desde 2016. Seu cargo mais recente na big tech, assumido quatro anos atrás, foi vice-presidente de creative and experiential. Antes disso, ele atuou por 18 anos na Crispin Porter + Bogusky, onde chegou a CEO.

O novo CCO irá liderar uma equipe que conta com profissionais do WPP locados em diversos países. No time estão nomes que atuam hoje em lugares como Ogilvy, VMLY&R, AKQA, Wunderman Thompson, Grey, EssenceMediacom, Ogilvy PR, Landor, Design Bridge & Partners, BCW, H&K, Hogarth e The&Partnership – Campopiano estava na Grey durante o período em que comandou esse grupo.

CEO da Open X e CMO do WPP, Laurent Ezekiel disse a AdAge que estava procurando o “CCO do futuro”, destacando que buscava alguém com experiência em tecnologia. “Existe uma enorme quantidade de dados, tecnologias e experiências por trás de tudo o que estamos fazendo para a The Coca-Cola Co”, declarou.

Um dos focos da atenção hoje da Open X é a Inteligência Artificial generativa. Em fevereiro, a Coca-Cola fechou um acordo com a consultoria Bain & Co para explorar maneiras de ampliar a criatividade em suas estratégias de marketing por meio da OpenAI, a empresa do ChatGPT e do Dall-E. Keller tem expectativas de usar a IA para “gerar ideias, insights e conduzir a produção”.

No conselho criativo da Open X estão lideranças criativas como os brasileiros Thiago Cruz (CCO da Grey NY) e Rafael Pitanguy (deputy global CCO da VMLY&R).

Open X

/