arrow_backVoltar

OpenAI

Decisões sobre CEO impulsionam parceria com Microsoft

22.11.23

Uma mensagem da OpenAI nas redes na noite desta terça-feira, 21, no horário de San Francisco, sede da empresa, revela que até a companhia está tentando entender suas decisões. O post se refere ao retorno de Sam Altman para o post de CEO. Ele foi demitido na sexta-feira 17 sob argumento de que "não estava sendo sincero" em suas comunicações e, por isso, o board perdera a confiança nele como liderança. Agora, Altman, que é cofundador da startup, reassume o cargo, com uma nova formação do conselho. O que mudou de lá para cá?

No comunicado publicado na mídia social, a OpenAI, dona do ChatGPT e do Dall-E, afirmou que chegaram a um acordo para Altman retornar para a empresa. A companhia informou quem integra o novo conselho de administração: Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D'Angelo, único remanescente do board anterior – foram desligados os membros que se opuseram a Altman. No final da mensagem, a OpenAI contou que estão trabalhando para acertar os detalhes da reconfiguração do comando, agradecendo a paciência diante de tudo isso.

Desde a sexta-feira foram tantas as ações na história que seria difícil para o ChatGPT inventar um roteiro com os acontecimentos como se seguiram. Com o anúncio da saída de Altman, gerou-se muita pressão dentro e fora da empresa para reverter esse quadro, inclusive com ameaças de demissão e uma carta assinada por funcionários e executivos. Antes, na sexta, o cofundador Greg Brockman, que era presidente do conselho e chairman da empresa, resolveu deixar a casa após ter sido dispensado do board. Seu cargo executivo estava mantido, mas ele foi embora em ato de solidariedade a Altman.

No meio da história, a Microsoft entrou em cena. O CEO Satya Nadella contratou Altman e Brockman para assumirem uma nova área de pesquisa em IA. A gigante tecnológica é a principal investidora da OpenAI. Essa decisão já sugeria que haveria mais capítulos na novela em que se transformou o caso.

Para facilitar o entendimento da reviravolta dentro da OpenAI, a Reuters organizou uma linha do tempo (leia aqui a íntegra):

17/11 - O conselho da OpenAI demite Sam Altman. Greg Brockman decide sair ao ser removido do conselho
18/11 – Alguns funcionários consideraram pedir demissão se Altman não fosse convocado de volta como CEO
19/11 – Segundo a Reuters, Altman discute um possível retorno à empresa e considera lançar uma nova startup de IA
20/11 - O CEO da Microsoft, Satya Nadella, diz que a corporação contratou Altman e Brockman para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada de IA
20/ 11 - A OpenAI nomeia Emmett Shear, ex -CEO da Twitch, como CEO interino. Shear promete investigar a saída de Altman
20/11 – Em carta a qual a Reuters teve acesso, quase todos os funcionários da OpenAI ameaçam pedir demissão e partir para o time de Altman na Microsoft se o conselho não renunciar
21/11 - A OpenAI informa que Altman retornará como CEO com um novo conselho. Brockman também regressará para a companhia.

E agora?

O novo conselho da OpenAI trouxe nomes de peso. Bret Taylor, que presidirá o board, foi executivo do Facebook e co-CEO da Salesforce. Lawrence Summers é ex-secretário do Tesouro. Já D’Angelo é CEO do Quora. A OpenAI fala em “conselho inicial”, indicando que o grupo poderá crescer.

Nas redes, Altman dava sinais de que algo estava sendo construído além da nova área da Microsoft. Na segunda-feira, ele escreveu no X (antigo Twitter) que sua “principal prioridade continua sendo garantir que a OpenAI continue a prosperar”.

Depois que seu retorno como CEO foi anunciado, Altman publicou: “Adoro a OpenAI e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter sua equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com o novo board e o apoio de Satya, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”.

De fato, a parceria com a Microsoft ganhou mais força após estes dias conturbados. No X, Nadella disse que a empresa está encorajada com as mudanças no board da OpenAI. "Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governança mais estável, bem informada e eficaz. Sam, Greg e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto com a equipe de liderança da OpenAI para garantir que ela continue a prosperar e a desenvolver sua missão”.

Nesta quarta-feira, 22, Brockman agradeceu a Nadella e ao vice-presidente executivo de tecnologia e pesquisa da Microsoft, Kevin Scott, pelo “apoio inabalável durante este capítulo difícil”.

OpenAI

/