Os Greenies

Plataforma de NFTs pretende plantar 1 mi de árvores

10.07.23

Com a proposta de impactar o planeta de forma positiva, chega ao mercado a plataforma de NFTs ecológicos Os Greenies. A ideia é comercializar uma coleção de artes digitais e, juntamente com as vendas, plantar um milhão de árvores na Mata Atlântica.

O projeto, que tem como fundadores o diretor de criação Alessandro Guidini (ex-FCB, ID360, Fbiz e Ogilvy), o artista André Diniz (sócio-fundador da galeria Urban Arts), a brand advisor Caroline Snitcovski (ex-Africa, Ogilvy, Vivo e Nextel), o ilustrador e designer Denis Freitas, o DJ e produtor Gui Pimentel, o geógrafo Lucas Carvalho, a atleta Luciana Diniz, e o empreendedor Thiago Yaak (fundador do Yaak Studio), surgiu do encontro de propostas que utilizam a web3 como uma maneira de levantar recursos para plantar árvores.

A aquisição das artes garante compensação das emissões de CO2 por um ano, viabiliza o plantio de árvores e gera um NFT único, um selo oficial que certifica a compensação de carbono.

A plataforma reúne 5005 artes digitais, geradas em processo que inclui inteligência artificial generativa. Os NFTs estão à venda para pessoa física e para empresas, por valores que seguem a estimativa de emissão de carbono, calculada a partir do estilo de vida de quem for adquirir a arte ou do tamanho da corporação, no caso de empresas. A OOH Brasil e a Urban Arts foram as primeiras companhias a comprar Greenies.

São parceiras do projeto a Iniciativa Verde (que trabalha com plantio de árvores), Jundu (que atua com certificações que garantem que houve estoque de carbono) e Fábrica Ecológica (consultoria em mudança climática que faz os cálculos das emissões).

Conforme as emissões de carbono, são três categorias de NFTs para pessoas físicas (Common Greenie, Metro Greenie e Cosmo Greenie) e três para empresas (Small Bizz, Mid Bizz e Big Bizz) e uma coleção especial, os Lendários (Super Greenie, Hiper Greenie, Mega Greenie, Giga Greenie e Ultra Greenie), composta por representações de animais da fauna brasileira. Cada categoria estipula a quantidade de árvores que será plantada e há certificado de compensação.

As artes digitais são baseadas em peças criadas pelo designer Denis Freitas. Uma ferramenta de IA generativa foi usada para desenvolver novas camadas artísticas. O trabalho leva a assinatura de Thiago Yaak, responsável pela tecnologia de arte generativa. No ato da compra dos tokens, um programa de computador combina as imagens e gera um NFT único. A coleção está hospedada na blockchain Polygon.

Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Os Greenies