arrow_backVoltar

Oxente

Criativo lança fonte inspirada em pequeno comércio de Salvador

01.11.20

Douglas Reis, diretor de arte sênior da Publicis Brasil e especialista em tipografia, apresenta um projeto pessoal: a fonte Oxente.

A iniciativa é inspirada no letreiramento dos comércios da Feira de São Joaquim, de Salvador, terra natal do profissional e começou com uma visita ao local, junto com o fotógrafo Peu Campos. Na ocasião, Reis fotografou os transeuntes e Campos registrou imagens das placas dos comerciantes.

A fonte foi desenvolvida por meio de um processo manual feito pelo criativo, desde a concepção e o conceito até a programação, passando por uma experimentação de ferramentas, superfícies e texturas.

"Para representar uma característica da fonte vernacular, que é o fato de que nenhuma letra é exatamente igual a outra, a Oxente apresenta quatro variações para cada caractere, que podem ser alteradas manualmente pelo designer ou alternadas automaticamente através de uma programação padrão", conta Reis.

O criativo destaca que o trabalho "tem a importância social de dar visibilidade a um estilo de arte desconhecido pelo público, quebrando um padrão estético que hoje é considerado aceitável pela indústria, além de, claro, empoderar a cultura do subúrbio de Salvador".

A identidade visual do projeto foi lançada utilizando ilustrações e elementos locais, além de expressões e frases típicas da Bahia.

 

Oxente

/