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AMV BBDO e Libresse em campanha
A marca de cuidados femininos Libresse, que há alguns anos pretende ajudar a desmistificar os diálogos sobre a menstruação em suas campanhas, está voltando sua atenção para a endometriose no esforço #painstories.
Criada pela AMV BBDO, a iniciativa inclui a criação de um "Dicionário da Dor" e um "Museu da Dor", dedicados a retratar as experiências de dor em mulheres.
Trata-se de uma continuação da campanha da marca "Womb Stories" de 2020 (leia e veja aqui). Agora, a Libresse quer se aprofundar no assunto para destacar o fato de que, apesar de uma em cada 10 mulheres sofrer da doença, a endometriose leva em média 7 anos e meio para ser diagnosticada.
O "Dicionário de Dor" tem a proposta de criar uma "linguagem verbal e visual" para a dor da endometriose. As descrições de quem sofre com a condição são ilustradas de maneiras viscerais - por exemplo, uma pessoa compara sua dor "como uma cabra raivosa pulando repetidamente em meu abdômen" e a imagem busca retratar essa sensação.
Entre as colaboradoras estão a ilustradora Venus Libido e a artista têxtil Ellie Pearce, ambas com endometriose. A equipe criativa do projeto, a redatora Augustine Cerf e a diretora de arte Lauren Peters, "vasculharam o Instagram" para encontrar colaboradores entre os microinfluenciadores da comunidade de endometriose.
O Dicionário está disponível nos destaques do Instagram Stories da marca, tanto como um Insta-book, onde as definições são visualizadas em animações, quanto como em posts, estáticos e animados. Um e-book também estará disponível para download e cópias impressas serão distribuídas para médicos, instituições de caridade e "influenciadores".
A campanha conta ainda com o site Pain Stories, que abriga o "Museu da Dor", criado pela Ketchum. Lá, os visitantes podem explorar algumas das obras de arte, além de fatos e estatísticas sobre a dor menstrual e conteúdo em vídeo, incluindo histórias pessoais de mulheres que sofreram de endometriose.
O objetivo é que as mulheres compartilhem suas próprias "histórias de dor" nas redes sociais, para que Libresse possa expandir tanto o "museu" quanto o "dicionário".
"As mulheres têm suportado dores terríveis há anos. Devido a tabus desatualizados, a dor das mulheres é sistematicamente negligenciada e muitas vezes é rejeitada, ignorada e mal diagnosticada", comenta Tanja Grubner, diretora de comunicação e marketing global de cuidados femininos na Essity. "Esperamos superar a cultura do silêncio que impede que as mulheres, neste caso, recebam diagnóstico e tratamento adequados", completa.
Ficha Técnica:
Client : Libresse
Agency : AMV BBDO
Global Marketing & Communications Director FemCare : Tanja Grubner
Global Brand Communications Manager FemCare : Luciana de Azevedo Lara
CCO : Alex Grieve
ECD : Nadja Lossgott
ECD : Nicholas Hulley
Creative Director : Toby Allen
Creative Director : Jim Hilson
Creative Director : Nadja Lossgott
Creative Director : Nicholas Hulley
Copywriter & Art Director : Augustine Cerf
Copywriter & Art Director : Lauren Peters
Designer: Mario Kertstra
Designer: Jack Donovan
Agency Planner : Margaux Revol
Agency Planner : Beatrice Farmelo
Agency Planner : Bridget Angear
Agency Account Team : Sarah Douglas
Agency Account Team : Sarah Hore-Lacy
Agency Account Team : Katie Gorrod
Agency Creative Producer : Rosie Stipic
Business Affairs : Michelle Holmes
PR Agency: Ketchum
Practice Director : Amber Organ
Senior Account Manager : Victoria Bond
Research Company : The Outsiders
Researcher : Steven Lacey
Researcher : Zoë McQuillin