Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Edições Globo Condé Nast e LBTM lançam Teclado Antipreconceito
Com o objetivo de ajudar a combater o preconceito que se reflete na linguagem, a Edições Globo Condé Nast (EGCN), que tem em seu portfólio as marcas Vogue, Glamour, GQ e Casa Vogue no Brasil, apresenta o "Teclado Antipreconceito".
Criada pela Leo Burnett Tailor Made, a ferramenta foi desenvolvida a partir de um estudo do linguista Thomas Finbow (doutor do Departamento de Linguística da USP). O acadêmico identificou mais de 300 palavras e expressões de cunho racista, homofóbico, xenófobo e sexista na língua portuguesa.
Disponível num primeiro momento para o sistema Android (aqui), o teclado identifica palavras consideradas preconceituosas e sugere sinônimos quando um desses termos é digitado. O termo "judiar", por exemplo, que tem origem no contexto do povo judeu perseguido ao longo da história, pode ser substituído por "maltratar" (aqui você confere um vídeo que mostra o funcionamento da ferramenta).
O projeto está sendo construído há mais de um ano pela produtora Savoir, com consultoria de Finbow.
Para divulgar a iniciativa, o filme "Palavras Importam" (assista abaixo) procura destacar que o preconceito está impregnado na fala, convida as pessoas a entender o poder das palavras e a baixar o aplicativo.
A ação é liderada pelo Comitê de Diversidade da EGCN. Além do português, o teclado possui versões em inglês e espanhol, com vocabulários específicos para cada idioma (aqui).
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: LEO BURNETT TAILOR MADE
TÍTULO: TECLADO ANTIPRECONCEITO
PRODUTO: INSTITUCIONAL
ANUNCIANTE: EDITORA GLOBO CONDÉ NAST
CCO: MARCELO REIS
VP/ECD: PEDRO PRADO, WILSON MATEOS
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO: PEDRO UTZERI
DIRETOR CRIAÇÃO: VINÍCIUS STANZIONE
DIRETOR DE INTEGRAÇÃO DIGITAL: DENIS GUSTAVO
CRIAÇÃO: ALPHO RAMSAY, FERNANDO PATUCCI, GABRIEL MARCONDES, LIGIA MENDES, PEDRO UTZERI
GERENTE DE OPERAÇÕES DIGITAIS: PEDRO RAIS
ATENDIMENTO: FABIO BRITO, BRUNA BALDIN, FERNANDA MENGE
PLANEJAMENTO: TIAGO LARA, GUSTAVO ZILLES
MIDIA: ANDREA HIRATA, HELOISA GOLMAN, THAIS MIRANDA, IGOR FRANCO, PAULO PEREIRA
DIRETORA DE PRODUÇÃO INTEGRADA: MARIA FERNANDA MOURA
RTV: CAMILA AQUINO
MOTION/ EDIÇÃO: CHRYSTIAN DANUCALOV
PRODUTORA DIGITAL: SAVOIR TECNOLOGIA
APROVAÇÃO CLIENTE: COMITÊ DE DIVERSIDADE EDIÇÕES GLOBO CONDÉ NAST
PRODUTORA DE IMAGEM: BARRY COMPANY
DIRETORA: JUDITH BELFER
PRODUTORA EXECUTIVA: KRYSSE MELLO/ JULIANA MARTELLOTTA
ATENDIMENTO: DUDI CIAMPOLINI BOURROUL
DIRETORA DE FOTOGRAFIA: JUDITH BELFER
1º. ASSISTENTE DE DIREÇÃO: SORAYA AUGUSTA
2º. ASSISTENTE DE DIREÇÃO: NATALIA SANTOS
PRODUTORA DE OBJETOS: PATY DIGIORGIO
COORDENADORA DE PRODUÇÃO: ALINE ARA
PRODUTORA DE ELENCO: CINTHIA CAPELLANO
MAQUIAGEM: SULAMITA DANCUART E NICOLE GONÇALVES
COORDENAÇÃO DE PÓS PRODUÇÃO: ALE COIS
ASSISTENTE DE PÓS PRODUÇÃO : SABRINA COMAR
PÓS-PRODUÇÃO: BARRY COMPANY
FINALIZADORA: ANDREIA FIGUEIREDO
MONTADORAS: JUDITH BELFER E FERNANDA KRAJUSKA
COLOR GRADING: DOT / ELY SILVA, ABC
PRODUTORA DE SOM: ANTFOOD MUSIC & SOUND DESIGN
DIRETOR DE PRODUÇÃO MUSICAL: LOU SCHMIDT E FERNANDO ROJO
PRODUÇÃO MUSICAL: LOU SCHMIDT, FERNANDO ROJO, LUIS BERGMANN, PEDRO CURVELLO E VINICIUS NUNES
PRODUTOR EXECUTIVO: CHRISTIANE RACHEL E RENATO CASTRO
COORDENAÇÃO: MONIQUE MUNHOZ
FINALIZAÇÃO: BRUNO BROASKA, FABIAN JORGE, PABLO HOMEM DE MELLO E TIAGO LINS