Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com Pefisa, Elo e Allianz, clube lança plataforma integrada
Braço financeiro da Pernambucanas, a Pefisa entrou para o mundo da bola de modo inédito. Ao menos, a empresa diz não ter encontrado similar no futebol nacional e nem no internacional para o projeto anunciado com o Palmeiras nesta segunda-feira, 16: uma plataforma que integra serviços e produtos bancários, pacote de benefícios, e-commerce, acesso a conteúdo exclusivo e o Avanti, programa de sócio-torcedor do atual campeão brasileiro. Batizada de Palmeiras Pay, a conta digital oferece ainda vantagens ligadas à estrutura física da varejista, que tem mais de 500 lojas no país.
De acordo com Sérgio Borriello, CEO da Pernambucanas, há exemplos de produtos que conectam um serviço de banco ou e-commerce a uma associação de torcedores ou a um clube, porém as partes não conversam entre si. Entre as grandes equipes do esporte no mundo, assegura ele, não existe um projeto que faça a integração plena entre a instituição financeira e os produtos criados para atender a torcida.
Isso quer dizer que quem abrir a conta no Palmeiras Pay terá um banco à mão, mais benefícios ligados ao Avanti (como seis meses de anuidade gratuita), ao Palmeiras Store (com acesso pelo app e oferta de compras parceladas em até 10 vezes sem juros e com direito a retirada numa loja Pernambucanas) e a vantagens oferecidas por dois parceiros apresentados no lançamento: Elo (que tem mais de 43 milhões de cartões ativos no Brasil) e Allianz Seguros (com seguros de veículos, de residência e de vida).
Para Leila Pereira, presidente do clube, o Palmeiras Pay é uma “grande revolução” porque aproxima, de modo único, o time do torcedor, que chamou de “o maior patrimônio” da agremiação. O número de fãs do clube é estimado em 20 milhões de pessoas. Um dos primeiros clientes, aliás, é o técnico Abel Ferreira, que recebeu seu cartão no lançamento da plataforma.
Também presidente da Crefisa, Leila contou que, quando a ideia foi apresentada a ela pelo diretor de marketing do Palmeiras, Everaldo Coelho, descartou a empresa como a parceira financeira da proposta. Em seu entender, era melhor que a Crefisa continuasse como patrocinador máster do time. A partir daí, recomendou que fosse procurado outro player que pudesse desenvolver o projeto.
A Elo, que tem uma plataforma de música com ampla oferta de ingressos para shows, inclusive no Allianz Parque, fez a ponte entre Palmeiras e Pefisa e o acordo nasceu. Segundo Coelho, o projeto foi desenvolvido mais intensamente ao longo de 2022. E Borriello revelou que a plataforma foi preparada durante quatro meses, um tempo recorde. “Às vezes, só em discussão de contratos, levamos dois a três meses”.
Fora os seis meses de gratuidade no Avanti para os novos clientes (no Plano Verde), o cartão do Palmeiras Pay terá anuidade grátis por seis meses. Mas isso pode ser ampliado em função das compras feitas com o produto. A nova plataforma pode ser usada como cartão de crédito, débito, virtual, para transferências, PIX, investimentos, recarga de celular, pagamentos de boletos e portabilidade de salário. Depois dos seis meses, o valor da anuidade passa a R$ 19,90 por mês.
O cartão também poderá ser feito numa loja da Pernambucanas. O que significa ter a chance de abrir uma conta até num domingo à noite - processo que a varejista assegura ser feito em dez minutos. Compras feitas pelo Palmeiras Pay darão descontos de 10% em todos os produtos da rede.
Conteúdo e publicidade
Pela plataforma, o torcedor receberá notícias exclusivas, bem como vídeos do clube. Com isso, o Palmeiras Pay se torna também um canal para que outras marcas veiculem campanhas. A busca por parcerias publicitárias pode ser feita pela Pefisa, pelo clube e por Elo e Allianz. “O Palmeiras está sempre por trás de tudo o que se relaciona. Os quatro parceiros do projeto podem buscar meios de tornar a plataforma mais rentável, mas o torcedor palmeirense tem de estar no centro dessa estratégia. Tem de ser algo que o Palmeiras aprove”, explicou Borriello. E citou como exemplo a Betfair, que é patrocinadora do time de futebol feminino. A marca pode veicular campanhas no Palmeiras Pay.
A novidade já está sendo divulgada nos canais do Palmeiras: nas redes sociais, no YouTube e no site (veja o vídeo aqui). No primeiro momento, o foco das ações de marketing estará no torcedor do clube, mas a plataforma poderá ser oferecida para outras pessoas, ainda que não sejam fãs de futebol, em virtude das facilidades que a fintech da Pernambucanas abre para quem não está bancarizado, acrescentou Coelho, destacando que quer impactar todo e qualquer perfil socioeconômico, em qualquer região do Brasil.
Transformação digital
O diretor de marketing do Palmeiras comentou que o clube vem passando por um intenso processo de transformação digital. O Palmeiras Pay é visto como a cereja do bolo. Neste mês, a Salesforce passa a trabalhar com o time para que, juntos, conheçam melhor os hábitos e comportamentos dos fãs alviverdes. “Com a Salesforce vamos ter a jornada completa do torcedor”, afirmou Coelho.
O clube também fechou uma parceria para utilização de um sistema de reconhecimento facial, parceria com a Bepass. “Vamos conhecer melhor o torcedor que frequenta nossa arena. É mais um passo importante. Somos a primeira arena a dizer claramente quem é o torcedor que está frequentando lá”.