Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
CompreBem e Sendas saem do mercado
O Grupo Pão de Açúcar anuncia que finalizou o processo de conversão das marcas CompreBem e Sendas e passa a operar exclusivamente com Extra e Pão de Açúcar, como marcas de varejo alimentar, além de Assaí, no ramo atacadista.
O processo de conversão dos supermercados, iniciado há 18 meses, envolveu cerca de R$ 230 milhões em investimentos e inclui a mudança de 221 lojas.
Segundo o Grupo, cada ponto de venda foi analisado por um grupo multidisciplinar de profissionais com o objetivo de desenhar o melhor modelo de loja para cada localidade, a partir de estudos socioeconômicos e comportamentais.
Presente em 16 Estados do Brasil, a marca Extra, sobretudo o formato de vizinhança Extra Supermercado, teve destaque no programa de conversões.
O modelo leva em consideração as novas necessidades de consumo, a partir das mudanças socioeconômicas, da ascensão de classes e do perfil de consumo de cada microrregião em que as lojas CompreBem e Sendas atuavam.
Com o aumento da renda e do emprego, o consumidor ampliou seu poder aquisitivo e está mais exigente tanto no que diz respeito a qualidade, como também facilidade, sortimento e serviços, declara José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar.
O Extra Supermercado passa a contar agora com 204 lojas, sendo 188 delas resultantes do processo de conversão.
O modelo já está implantado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.
Dentre as mudanças, as lojas Extra têm seções de perecíveis mais amplas, especialmente congelados, itens frescos e carnes.
Como resultado, houve elevação de vendas de até 60% em pratos prontos congelados em algumas lojas após a reforma, ante o desempenho verificado nas antigas bandeiras.
O Extra Supermercado também contou com a ampliação da seção de hortifruti (frutas, verduras e legumes). Em algumas lojas, a área destinada a esses produtos cresceu 20% e representou uma elevação das vendas ao redor de 35%.
Em média, as lojas convertidas registram alta de 15% no faturamento na comparação com a operação anterior.
Além da marca Extra, os estudos de mercado para conversão de CompreBem e Sendas apontaram para o potencial de algumas lojas para o formato Pão de Açúcar (vizinhança) e Assaí (cash&carry), com 11 e duas unidades convertidas, respectivamente.
No formato hipermercado, foram 20 unidades que migraram para Extra Hipermercados que, somadas às inaugurações, contabilizam 133 lojas nesse segmento.
Leia anterior sobre assunto aqui.