arrow_backVoltar

Pão de Açúcar

CompreBem e Sendas saem do mercado

06.09.11

O Grupo Pão de Açúcar anuncia que finalizou o processo de conversão das marcas CompreBem e Sendas e passa a operar exclusivamente com Extra e Pão de Açúcar, como marcas de varejo alimentar, além de Assaí, no ramo atacadista.


O processo de conversão dos supermercados, iniciado há 18 meses, envolveu cerca de R$ 230 milhões em investimentos e inclui a mudança de 221 lojas.


Segundo o Grupo, cada ponto de venda foi analisado por um grupo multidisciplinar de profissionais com o objetivo de desenhar o melhor modelo de loja para cada localidade, a partir de estudos socioeconômicos e comportamentais.   
 
Presente em 16 Estados do Brasil, a marca Extra, sobretudo o formato de vizinhança Extra Supermercado, teve destaque no programa de conversões.


O modelo leva em consideração as novas necessidades de consumo, a partir das mudanças socioeconômicas, da ascensão de classes e do perfil de consumo de cada microrregião em que as lojas CompreBem e Sendas atuavam.


“Com o aumento da renda e do emprego, o consumidor ampliou seu poder aquisitivo e está mais exigente tanto no que diz respeito a qualidade, como também facilidade, sortimento e serviços”, declara José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar. 
 
O Extra Supermercado passa a contar agora com 204 lojas, sendo 188 delas resultantes do processo de conversão.


O modelo já está implantado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.


Dentre as mudanças, as lojas Extra têm seções de perecíveis mais amplas, especialmente congelados, itens frescos e carnes.


Como resultado, houve elevação de vendas de até 60% em pratos prontos congelados em algumas lojas após a reforma, ante o desempenho verificado nas antigas bandeiras. 
 
O Extra Supermercado também contou com a ampliação da seção de hortifruti (frutas, verduras e legumes). Em algumas lojas, a área destinada a esses produtos cresceu 20% e representou uma elevação das vendas ao redor de 35%.


Em média, as lojas convertidas registram alta de 15% no faturamento na comparação com a operação anterior.   
 
Além da marca Extra, os estudos de mercado para conversão de CompreBem e Sendas apontaram para o potencial de algumas lojas para o formato Pão de Açúcar (vizinhança) e Assaí (cash&carry), com 11 e duas unidades convertidas, respectivamente. 


No formato hipermercado, foram 20 unidades que migraram para Extra Hipermercados que, somadas às inaugurações, contabilizam 133 lojas nesse segmento. 


Leia anterior sobre assunto aqui.

Pão de Açúcar

/