arrow_backVoltar

Para produtoras

Apro e Sebrae lançam projeto de capacitação

31.10.13


A Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançam projeto de capacitação nacional para produtoras de micro, pequeno e médio portes.



A iniciativa, que também conta com parceria da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) e do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo), tem o apoio da APEX Brasil, através de seus projetos setoriais de exportação, e da Ancine (Agência Nacional do Cinema).



O projeto irá oferecer às produtoras cursos de capacitação em gestão, qualificação técnica, formatação de projetos para leis de incentivo, roteiro e desenvolvimento de projetos transmídia.



A iniciativa é aberta para todo o mercado de produção audiovisual nacional.



“Os cursos oferecidos pela parceria com o Sebrae irão proporcionar às produtoras a possibilidade de pensar novos formatos e plataformas e também preencher uma lacuna no mercado de produção audiovisual, pois grande parte das produtoras tem forte atuação em publicidade, mas pouca expertise em produção de conteúdo e entretenimento. Ou vice-versa”, afirma Leyla Fernandes, presidente da Apro.



O projeto, que nesta primeira etapa deverá durar dois anos, com investimento na ordem de R$ 4 milhões, pretende capacitar produtoras não apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas também de Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Brasília e Recife, entre outras capitais brasileiras.



Além disso, será feita uma pesquisa de mapeamento nacional do setor, para que seja possível diagnosticar a verdadeira realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades. “Esse mapeamento servirá até para nortear o caminho de políticas públicas do setor para o governo. Além disso, é extremamente importante o entendimento das reais necessidades das TVs, mídias digitais, programadores nacionais e internacionais, para a adequação dos conteúdos oferecidos nesse novo cenário da indústria”, explica Odete Cruz, Gerente Executiva de Capacitação.



Para entender como o projeto de capacitação será aplicado na prática, foi estruturada uma missão de benchmark que levará os gestores que trabalharão na iniciativa para os EUA. “Queremos entender como o mercado norte-americano de produção audiovisual se estruturou ao longo dos anos até se tornar uma indústria grandiosa, altamente produtiva e totalmente autossustentável”, afirma Leyla.



A delegação brasileira para os EUA terá profissionais da Apro, do Sebrae, da Ancine, do Ministério da Cultura, da ABPITV e do SIAESP, entre outras entidades relacionadas ao setor de produção audiovisual. A viagem ocorrerá entre os dias 10 e 15 de novembro.


Para produtoras

/