Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Redações se unem para divulgar dados sobre covid-19
Diante de mudanças na divulgação oficial dos casos de covid-19, no Brasil, que dificultam o acesso a informações fidedignas sobre a evolução da doença, alguns dos principais veículos do país fizeram parceria para prestar esse serviço para a população.
Folha de S.Paulo, G1, Extra, O Globo, O Estado de S. Paulo e UOL, em uma iniciativa inédita, passam a dividir tarefas para apurar os dados mais recentes sobre contaminados e mortos pelo novo coronavírus.
A decisão se deve a medidas adotadas pelo governo federal que dificultaram a veiculação dos números e que lançam dúvidas sobre a precisão das informações. A primeira mudança foi no horário de divulgação: de 17h para 19h e, depois, para 22h. A esse respeito, o presidente Jair Bolsonaro declarou: “Acabou matéria no Jornal Nacional”. Em virtude dessa alteração, a Globo acionou seu plantão para apresentar os números, às 22h.
Outro movimento do governo foi transformar o portal que divulga os casos. Ele ficou fora do ar por 19h e retornou incompleto. Não havia números consolidados, nem as informações que permitiriam avaliar o histórico de contágio.
No domingo 07, o Ministério da Saúde voltou a apresentar os dados que havia omitido ao modificar o portal. No entanto, mudou os números que havia divulgado em questão de horas, gerando confusão sobre os casos de contaminados e de óbitos.
Com isso, os veículos resolveram unir esforços para buscar informações nas secretarias estaduais de saúde, com equipes divididas para apurar os dados. O balanço diário será fechado às 20h.