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Passos Para Visibilidade

Campanha do Mercado Livre foca em direitos das pessoas trans

27.01.22

Dancinhas têm viralizado rapidamente pela internet. E se uma coreografia pudesse levar uma mensagem importante para muita gente? Essa é a provocação feita pelo Mercado Livre em sua campanha “Passos para Visibilidade”, que visa ampliar a visibilidade e importância do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que se celebra no sábado, 29 de janeiro.

Criado pela GUT São Paulo, o filme chama atenção para histórias e direitos das pessoas trans e aborda reivindicações da comunidade trans em passos de dança. “Passos para Visibilidade” é inspirada em manifesto coletivo que tem a assinatura de Luh Maza, primeira roteirista trans e negra do país.

O texto traz reivindicações colhidas junto à comunidade trans do Mercado Livre, em conversas com o grupo de afinidade e seus colaboradores e colaboradoras. Do manifesto, foram escolhidas palavras-símbolos para representar a luta trans: liberdade, cidadania, união, coragem e igualdade.

Sinto que a intenção do Mercado Livre foi justamente emprestar seu poder de visibilidade para a discussão da pauta trans. Foi quando aceitei a proposta de desenvolver essa campanha que tem o olhar trans no DNA desde o início a partir de depoimentos de colaboradores trans do próprio Mercado Livre”, reforça Luh Maza.

Ela ressalta a representatividade em toda a produção da campanha. “Meu maior orgulho foi ter feito o filme com uma equipe transcentrada, ou seja, formada por maioria de pessoas trans. Não só porque festejamos nossas conquistas que pavimentaram este encontro, mas também porque mandamos um recado importante ao mercado audiovisual mostrando que existimos e estamos capacitados para diferentes funções criativas”, completa.

Além de impulsionar conversas sobre o tema, a comunicação celebra a arte e cultura da comunidade trans por meio do voguing, estilo de dança que nasceu nos ballrooms, entre os anos 60 e 80, e foi criado por pessoas trans negras, latinas e periféricas dos Estados Unidos. A bailarina Zaila Barbosa, mulher trans e integrante dos coletivos de apoio a pessoas LGBTQIA+ House of Zion e Casa de Candaces, coreografou a performance do filme.

A campanha inclui desafio no TikTok. Com a hashtag #PassosParaVisibilidade, os usuários poderão reproduzir os passos da dança voguing e compartilhar para mais pessoas. Os influenciadores Urias, Pepita, Dante Olivier, Bruno de Almeida, Beta Fala e a coreógrafa Zaila Barbosa vão aderir à ação, compartilhando seus passos nas redes sociais e, consequentemente, destacando o debate sobre a data.

A dança é uma forma democrática e que nos ajuda a levar essa mensagem a um número ainda maior de pessoas, ampliando o conhecimento sobre a luta e conquistas das pessoas trans. Buscamos liderar o progresso na sociedade e, para nós, progresso não é só uma palavra. Progresso é empoderar pessoas”, afirma Thais Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre para América Latina. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade para mostrar o quanto estamos comprometidos com diversidade ao entender que cada letra da sigla LGBTQIA+ tem sua complexidade e importância. Esse é só mais um passo de muitos que precisamos e vamos dar”, emenda.

Doações

Alinhado ao trabalho de responsabilidade social conduzido pela plataforma na América Latina, os usuários do Mercado Pago vão poder contribuir com doações para instituições que trabalham junto à população LGBTQIA+ por meio do Botão Doar. As beneficiárias são Casa Neon Cunha, de São Bernardo do Campo (SP), Casa Chama, de São Paulo (SP), e Casa Miga, de Manaus (AM). As doações podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro. Para doar, basta acessar o aplicativo do Mercado Pago, clicar no Botão Doar, escolher a instituição a ajudar e definir a quantia (de R$ 5,00 a R$ 1.000,00) e a forma de pagamento.

Não basta sermos contra o preconceito e seus impactos. Temos de nos mobilizar para mudar essa realidade. O impacto dessas doações chegam a muita gente e de fato mudam trajetórias de vida positivamente“, afirma Symmy Larrat, coordenadora de projetos da Casa Neon Cunha.

As instituições fazem parte do Programa Mercado Livre Solidário, iniciativa que oferece acesso a ferramentas e conteúdos sobre inclusão e mobilização digital para mais de 2.800 instituições na América Latina. Por meio dessa plataforma, o Mercado Livre coloca as soluções digitais de Mercado Pago à serviço de causas relevantes para a América Latina, fortalecendo a cultura de doação e as organizações sociais, essenciais para o desenvolvimento da região.

FICHA TÉCNICA
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Ebazar
Produto: Mercado Livre
Título: Passos Para Visibilidade
Duração: 1x60” ; 1x15”
Território: Nacional

ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Linus Oura e Tiago Abreu
Creatives: Andressa Cruz, Arthur Melo, Júnior Santos, Thamara Pinheiro

Managing Director : Valéria Barone
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Supervisor: Mateus Carvalho
Account Assistant: Larissa Benjamin
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Mercedes Barusso
Strategy Manager: Bruno Facundes
Strategist: Bárbara Reis
Social Strategy Director: Douglas Coelho
Social Strategy: Bruce Vital e Paula Baião
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante
Media Director: Douglas Silveira
Media Manager: Laura Cardeal
Media Coordinator: Caio Melo

Head of Production: Mariane Goebel
Production Manager: Thaís Schroder
Senior Producer: Luciane Nuvolara
Production Assistant: Yris Franco

Produção de Imagem: FAUNA
Direção: Luh Maza
1º Assist Direção: Thais Soares
Executiva: Graziella Nadruz
Assist Prod Executiva: Lunna Tourounoglou
Assistente de Coordenação: Michel Nogueira da Silva
Coord. de Produção: Cláudia Regina de Moraes
Diretor de Produção: Andrea Beni Biancardi
Estagiária: Juliana Alves Noronha
Assistente de Set: Rodrigo Dias, José Aldevam Andrade Ferreira, Luiz Gustao Costa - Pitta, Edson Ricardo Queiroz e Silva, Eduardo Polastro
Produtora de Locação: Fabiana Biagioni, Thaise Hurtado
Direção de Fotografia: Rosa Caldeira
1º Assist. Camêra: Cristiano Machado da Silva,
2º Assist. Camêra: Felipe Santa Ana Sampaio
Logger: Gabriel Freires Pereira Arruda
Video Assist: João Pedro Gibran do Carmo
Monitoração Remota: Matheus Pizani de Souza
Steady Cam: Francisco Faria- (Maoma)
Operador de Drone: Luiz Roberto Pereira Albertin
Fotógrafo Prova de Figurino: Otávio César Tavares de Souza
Diretora de Arte: Nidia Aranha
Assistente de Arte: Douglas Braga Mattos
Produtor de Arte: Victor Esteves Rodrigues
Ajudante de Arte: Lucas Ramos Bergamini
Contraregra: Vinícius damico ribeiro
Coreógrafa: Zaila Aparecida de Souza Barbosa
Figurinista: Vicenta Perrotta
Assistente: Dandara Maria Martins Fonseca
Estilista / projeto de moda convidade: Vista Vaskes, Boutique Casa Chama, Revista Quenda, Atelier TRANSmoras, Use VP, Projeto Ponto Firme, Amapo jeans
Maquiadora: Magô Tonhon
Assist Maquiagem: Maria Agata Ignácio
Produtor de Elenco: Filipe Martiniano Couto
Apoio Elenco: Sarah Alves da Silva
Elenco: Puri Yaguarete Gomes dos Santos, Tanesha jennifer do Nascimento Castro Silva, Aru Braz Macedo de Paula, Diameyka Odara e Taka Kasahara Martins Furtado
Coord. de Pós: Rafael Ramos Malavasi
Finalizador: Raphael Bonato
Editor: Phelipe Caetano
Motion/Comp: Rafael Fernandes
Colorista: Felipe Manoel
Fotógrafo: Pedro Jorge Afrop
Produção de Som: HEFTY
Produtor: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Rud Lisboa e Tuco Barini
Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti
Coordenação: Larissa Durante e Susi Rodrigues
Locucão: Ventura Profana

Aprovação do cliente: Thais Souza Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira e Laura Cremonesi Balzan

Passos Para Visibilidade

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