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Conheça os hábitos de consumo em shoppings
A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) apresentou, nesta quarta-feira (20), estudo que mapeia o perfil do consumidor brasileiro em shopping centers de seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador e Porto Alegre. Os dados foram recolhidos pelo IPDM (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado).
Dentre os principais resultados, estão, por exemplo, o equilíbrio entre os sexos quando o assunto é freqüência em shoppings: o público feminino representa 55% dos freqüentadores, confrontando o estereótipo de que as mulheres seriam mais consumistas e apaixonadas pelos "templos do consumo".
Como era esperado, a maioria dos clientes (71%) pertence às classes A e B. O que mais motiva este consumidor a ir a um shopping center, segundo a pesquisa, é fazer compras (38%), passear (19%), e procurar por serviços ou praça de alimentação com 12% e 10%, respectivamente . Em média, 62% do público, nas seis capitais, vão a shoppings semanalmente.
São Paulo é a cidade campeã de freqüência motivada por compras (44%), Belo Horizonte é a campeã em passeio (26%) e o público de Salvador tem como motivação maior a oferta de serviços (18%).
O tempo médio de permanência do consumidor nesses estabelecimentos é de 73 minutos. Em Porto Alegre, o tempo é menor, média de 63 minutos e os mineiros ficam cerca de 94 minutos no shopping.
A pesquisa revela ainda que o consumidor que vai ao shopping e concretiza uma compra gasta em média R$ 95, por visita. Em média, cada cliente entra em 2,5 lojas e mais da metade dos freqüentadores - 56% - compra algo. A cidade com o maior valor médio de compra é Belo Horizonte (R$ 138) e o menor valor médio fica com o Rio de Janeiro (R$ 71).
No shopping, 78% dos clientes têm como hábito ir ao cinema, principalmente na faixa etária entre 17 e 29 anos.
O grau de satisfação dos clientes, nos shoppings, é, em média, de 92%.