arrow_backVoltar

Pesquisa

Consumidores não sabem quem são os patrocinadores da Olimpíada

30.07.12


Pesquisa online realizada pela Toluna com 1034 consumidores, nos EUA, identificou que muitos deles não sabem quem são os patrocinadores dos Jogos Olímpicos.



Dos entrevistados, 37% identificaram a Nike como patrocinadora da Olimpíada e apenas 24% disseram corretamente que a Adidas é uma marca que patrocina o evento.



O resultado pode ser reflexo de estratégia da Nike de relacionar suas marcas a grandes atletas de várias modalidades esportivas. 



O estudo brasileiro F/Radar, realizado pela F/Nazca e pelo Datafolha, apontou que a Nike - que não é patrocinadora da Copa do Mundo 2014 - foi apontada pelos consumidores de modo espontâneo como a principal marca associada ao evento esportivo (leia aqui).



Na pesquisa norte-americana, a Coca-Cola foi citada por 47% dos entrevistados como patrocinadora da Olimpíada, mais do que qualquer outra marca, mas 28% afirmaram incorretamente que a Pepsi patrocina os Jogos Olímpicos. 



Uma das marcas mais citadas foi McDonald's, corretamente nomeada por 40% dos entrevistados, mas 19% disseram acreditar que o Burger King é patrocinador. Não ficou claro se o público entendeu que os anunciantes pagam por exclusividade em sua categoria e portanto Coca-Cola e Pepsi, por exemplo, não podem ser patrocinadoras concomitantemente.



Leia matéria do AdAge na íntegra aqui.


Pesquisa

/