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Marketing just-in-time pode gerar + ROI
"O marketing just-in-time pode gerar maior retorno sobre o investimento (ROI - Return on Investment), sendo que as empresas que buscam esta abordagem têm três vezes mais probabilidade de superar a concorrência em crescimento de receita", diz relatório da Accenture, elaborado com base em pesquisa realizada junto a 500 diretores de marketing, em todo o mundo.
O just-in-time marketing é destinado a criar conteúdo de marketing necessário apenas quando os consumidores estão dispostos a comprar.
"Ao adotar práticas just-in-time, as organizações de marketing passam a explorar um valor que anteriormente não estava disponível ou acessível", pondera Paul Nunes, diretor executivo do Accenture Institute for High Performance.
"Este valor é atribuído principalmente à capacidade dos marqueteiros just-in-time de envolver o cliente no momento exato e evitar o desperdício."
Segundo o relatório “Building the Just-in-Time Marketing Organization”, 38% das empresas identificadas como "marqueteiras just-in-time" aumentaram suas receitas anuais em mais de 25%, em comparação a apenas 12% de suas concorrentes.
O estudo também detectou que essas companhias estão acima da média nas seguintes capacidades: conscientização do desperdício – 82% relatam grandes esforços para minimizar as ineficiências de marketing (versus 49% das concorrentes); flexibilidade de marketing no momento certo - 57% estão "muito satisfeitas" com sua capacidade de compartilhar a mensagem certa com os consumidores, no momento certo (em comparação a 36% da concorrência); capacidade de gerar a percepção do cliente – 87% têm colaboradores com habilidades analíticas para desenvolver insights práticos focados nos clientes (versus 67% na concorrência); maior integração digital – 58% descreveram suas iniciativas de marketing digital e tradicionais como "extremamente integradas" (entre as empresas concorrentes o número cai para 19%); liberdade com tecnologia – 58% relataram "total independência" nas decisões de investimento de TI (concorrência: 14%) -, o que indica que o relacionamento entre o CIO e CMO tornou-se mais colaborativo em empresas de marketing just-in-time.
"As organizações de marketing just-in-time proporcionam experiências mais satisfatórias e envolventes aos clientes", defende Rob Davis, diretor executivo da Accenture Interactive.
"As organizações de marketing são cada vez mais responsáveis por obter resultados de negócios tangíveis", diz Mark Hosbein, diretor executivo de Marketing BPO da Accenture Operations. "Para fornecer uma vantagem ao mercado, as organizações tradicionais de marketing devem investir nas capacidades e tecnologias que irão transformar suas operações, mudando para um modelo as-a-service".
Para o estudo, o Accenture Institute for High Performance entrevistou 532 CMOs entre setembro e novembro de 2015. Os CMOs participantes representam empresas com sede em 11 países, em 10 indústrias, com receitas superiores a US$ 1 bilhão.
Outras informações sobre a pesquisa aqui e aqui.