arrow_backVoltar

Pesquisa do Orgulho

Havaianas revela dados sobre comunidade LGBTQIAPN+

21.09.22

Como parte da Plataforma Pride, a Havaianas, em parceria com a entidade All Out, apresenta dados da Pesquisa do Orgulho, encomendada pela marca ao Datafolha.

O estudo detectou que mais de 15,5 milhões de brasileiros - 9,3% das pessoas - identificam-se como LGBTQIAPN+ na população adulta brasileira (a partir de 16 anos).

Segundo apurado, os números aumentam nas regiões metropolitanas (11%), entre os mais jovens (18% na faixa etária de 16 e 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos) e entre as pessoas com maior nível de escolaridade (11% curso superior). A maioria é solteira (59%) e sem filhos (70%).

Entre os destaques da pesquisa, uma a cada quatro pessoas que não se identificam como LGBTQIAPN+ não concorda totalmente que quem faz parte dessa comunidade deve ter os mesmos direitos e apenas 34% concordam totalmente que é comum demonstrações públicas de afeto entre casais homoafetivos.

Além disso, 62% das pessoas LGBTQIAPN+ economicamente ativas não falam com frequência sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no trabalho. Ainda no âmbito profissional, sete a cada 10 pessoas da comunidade sentem que não são avaliadas apenas pelas suas qualificações profissionais em entrevistas de emprego.

Entre as pessoas LGBTQIAPN+, 17% dizem que sempre sofrem discriminação. O número é quase o dobro em comparação com a população não-LGBTQIAPN+ (9%).

"Queremos que as pessoas tenham cada vez mais orgulho de serem quem são. Além de dados demográficos, este estudo traz tópicos como o mercado de trabalho, garantia de direitos e representatividade. E a gente acredita que falar sobre isso é papel da sociedade, mas também das marcas inseridas nela", comenta Maria Fernanda Albuquerque, vp global de marketing da Havaianas.

De acordo com Mariana Albuquerque, diretora criativa global da Media.Monks, a ideia nasceu quando, ao criar para o terceiro ano de "Pride", a agência percebeu que não existiam dados suficientes para desenvolver ações efetivas. "Então pensamos em fazer a Pesquisa do Orgulho, que vai nos ajudar a dar continuidade para a plataforma Pride da Havaianas e será aberta para o público, órgãos engajados pela causa, e claro, outras marcas. Quanto mais aliados dando as mãos para a comunidade, mais passos nós daremos para a frente", observa a criativa.

"É até emocionante ler os resultados da Pesquisa do Orgulho e finalmente ter algumas respostas que buscamos há tanto tempo, como, por exemplo, quantas pessoas LGBTQIAPN+ nós somos no Brasil", comenta Ana Andrade, gerente sênior de campanhas para a América Latina com a All Out.

Confira a íntegra da pesquisa, aqui.

Ficha Técnica:

Agência: Media.Monks São Paulo

VP de Conteúdo: Marcus Tavares

Atendimento: Isabella Dell'Antonia e Olivia Tornelli

Estratégia: Rafael Prieto, Glaucia Guerra e Marco Carvalho

Social Media: Andressa Fukunaga e Henrique Gil

Diretores Executivos de Criação: Luciana Haguiara e Bruno Prosperi

Diretores de Criação: Kika Botto, Mariana Albuquerque e Jun Okida

Head de Arte: Bruno Bacci

Diretoras de Arte: Jessica Mantovani, Nathalia Chiarotti, Tieri Wince

Redatora: Mayara Ribeiro

Assistente de Arte: Vinícius Serafim, Daniel Canela, Vitória Morais e Rafael Martins

Redatora Estagiária: Teresa Tessaro

Gerente de Casting: Aline Macedo

Produtor: Marcelo Venceslau

Produção de filme: Luiza Teani e Gabriela Maragni

Pós Produção: Jessica Rodrigues

Motion Designer: Hitamara Tamizou e Marco Antônio Lobão

Tecnologia: innerplay.io

Consultora Criativa: Cris Naumovs

Cliente: Maria Fernanda Albuquerque, Rafael Nadale, Matheus Gonzales, Mariana Corradi e Maria Eduarda Manga

Pesquisa do Orgulho

/