arrow_backVoltar

Pesquisa global

Kantar: anunciantes planejam reduzir investimentos no X

09.09.24

Um número recorde de anunciantes planeja diminuir seus investimentos no X (antigo Twitter) no ano que vem por causa de preocupações sobre serem associados ao extremismo.

De acordo com uma pesquisa global com executivos do setor realizada pelo Kantar, 26% dos profissionais de marketing planejam cortar aportes com publicidade no X em 2025, a maior retração registrada em uma grande plataforma global de publicidade, de acordo com o Financial Times.

Grandes marcas têm se retirado do X desde a aquisição de Elon Musk em 2022, por US$ 44 bilhões (leia aqui), justificando a saída pela flexibilização da moderação de conteúdo, levando a declínios na receita e queda no valor da empresa.

A pesquisa da Kantar informa que a confiança dos anunciantes na plataforma despencou em 2023, com apenas 4% dos profissionais de marketing dizendo que a publicidade no X era "segura para a marca", em comparação com 39% do Google, refletindo preocupações generalizadas sobre empresas aparecendo ao lado de material contencioso.

Um porta-voz da X disse ao Financial Times que sua taxa de segurança era "em média 99%, conforme validado pela DoubleVerify e Integral Ad Science, o que se reflete no fato de que a maioria dos anunciantes está aumentando seu investimento em X". Ele destacou que os dados da Kantar também mostraram que a preferência do consumidor por anúncios no X aumentou significativamente desde 2022.

O estudo da Kantar é baseado em entrevistas com 18 mil consumidores em 27 mercados e mil profissionais de marketing sênior globalmente.

Em 2023, 14% dos profissionais de marketing disseram que cortariam os investimento em publicidade no X este ano, enquanto em 2022, 6% disseram que aumentariam o aporte no ano seguinte.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do X no Brasil no dia 30 de agosto, depois que a empresa de Elon Musk não obedeceu a uma ordem de instituir um representante legal no país (leia aqui e aqui). Antes disso, o X havia anunciado o fechamento do escritório no Brasil no dia 17 de agosto (leia aqui).

Leia a matéria do Financial Times na íntegra aqui.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Pesquisa global

/