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Pesquisa Ipsos

Internet via celular cresce oito vezes desde Olimpíada de Londres

09.08.16

No Brasil, um percentual pequeno de pessoas acompanharam os Jogos Olímpicos de Londres (2012) via celular, mas o cenário com os Jogos do Rio é diferente.

Há quatro anos, apenas 8% dos brasileiros acima de 13 anos navegavam na internet pelo dispositivo móvel. Hoje, a maioria dos brasileiros acessa a internet pelo celular.

Dados do EGM (Estudo Geral de Meios), da Ipsos, mostram que seis em cada dez pessoas (62%) que acessam a internet atualmente o fazem pelo dispositivo móvel.

A Ipsos destaca que isso significa que, entre a Olimpíada de 2012 e a realizada no Brasil neste ano, a penetração do acesso à internet pelo mobile cresceu quase oito vezes.

"A Olimpíada já está presente na internet há mais de uma década, mas podemos afirmar que essa é a Olimpíada do mobile. Para as marcas, sejam elas patrocinadoras ou não, isso representa um desafio que pode se transformar em oportunidade", defende Diego Pagura, diretor de negócios de Ipsos Connect, responsável pelo EGM.

"Ao mesmo tempo em que a atenção das pessoas estará dividida em telas e ações ao vivo, as oportunidades de contato para as marcas proliferam de maneira exponencial", observa.

O monitoramento do EGM foi feito com 34.311 pessoas em nove regiões metropolitanas, entre abril de 2015 e março de 2016.

A internet no dispositivo móvel já é a principal forma de navegação para os usuários da classe D. Entre os entrevistados desse grupo, 40% utilizam o celular. Na classe C, 62% navegam pelo mobile; na classe B, 76%; e na classe A, 85%. Em todas as classes sociais, os entrevistados também acessam a internet por outros dispositivos.

Os mais jovens são os que mais utilizam o mobile para acessar conteúdo na internet, com nove entre cada dez entrevistados entre 18 e 24 anos que optam por essa forma. Entre aqueles entre 55 e 64 anos, a incidência no uso da internet no celular cai a 26% e, entre aqueles acima de 65 anos, apenas um em cada dez entrevistados optam pelo celular para navegar.

Pesquisa Ipsos

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