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O que os brasileiros esperam das marcas durante a pandemia?
Vinte e cinco por cento dos brasileiros querem que as empresas sirvam de exemplo e sejam guias para uma rota de mudança neste momento de pandemia do coronavírus e 21% têm a expectativa de que as companhias sejam práticas e realistas e ajudem os consumidores no dia a dia.
Os dados foram levantados por uma pesquisa realizada pela Kantar, entre os dias 13 e 16 de março, que investigou o que os brasileiros esperam sobre o posicionamento das marcas, durante o avanço da Covid-19 no Brasil.
Vinte por cento dos entrevistados declaram querer que as empresas ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada; 18% indicam que gostariam que elas usassem seu conteúdo para explicar e informar; e 11%, que reduzam a ansiedade e entendam as necessidades dos consumidores. Apenas 3% dizem esperar que elas sejam otimistas e pensem de formas não convencionais.
"Por ser um momento sensível, mensagens podem ser mal interpretadas e conteúdos podem gerar desserviços", avalia Valkiria Garre, CEO de insights na Kantar Brasil. "Ainda assim, as marcas devem continuar investindo de forma estratégica para conseguir crescimento a longo prazo."
A pesquisa também questionou que tipo de publicidade deve continuar sendo feita pelas marcas brasileiras: mais de 80% dos entrevistados concordam completamente que elas devem comunicar principalmente seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia (veja imagem, acima).
Já o que os consumidores esperam das empresas como organizações é que se preocupem com a saúde de seus colaboradores, higienizando os locais de trabalho (67%) e possibilitando os horários flexíveis (18%), espie a imagem, acima.
A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais, em 30 mercados com mais de 25 mil consumidores.
Leia sobre o impacto da pandemia na estratégia das marcas em matéria anterior, aqui.