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Agências crescendo e perspectivas positivas para o futuro
Segundo a mais recente edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro, junto a 278 agências de 21 Estados e Distrito Federal, as expectativas da maior parte das agências, dentro do mercado publicitário, são positivas.
Dados colhidos em março de 2023, e que se referem ao ano de 2022, mostram que a receita de grande parte das empresas do setor cresceu no ano passado, em comparação a 2021, assim como se solidificou a percepção de um futuro melhor para o negócio.
A pesquisa mostra que, em 2022, 82% das agências tiveram sua receita estável (32%) ou aumentada (50%), e, dessas, 30% cresceram acima de 20% em comparação ao mesmo período de 2021.
“Esta nova pesquisa VanPro consolida o ano de 2022 como um período de recuperação e avanço do setor, com a retomada pós-pandemia praticamente consolidada. Isso trouxe uma melhora nas perspectivas para o mercado, com a grande maioria das agências bastante otimista”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. Ele destaca ainda que boa parte das agências foi bem sucedida em identificar ou criar novas oportunidades de negócio.
Outro ponto de destaque é que, dentre as empresas que cresceram mais de 20%, a distribuição por tamanho de equipe, receita, tempo de empresa ou região do país é praticamente uniforme. “As agências que conseguiram êxito o fizeram por conta de suas decisões, posicionamentos e gestão”, avalia Queiroz.
Já o uso de ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho criativo também está em crescimento dentro das agências, com 1/3 delas já utilizando e outro terço com pretensão de adotar a tecnologia ainda em 2023.
Variação de Receitas
Do ponto de vista financeiro, o cenário foi considerado de estabilidade. Na comparação de desempenho, como já dissemos, 50% registraram aumento de receita em relação a 2021, índice próximo ao da pesquisa anterior, de 53%. Também como já dissemos, destaca-se o fato de que 30% do total dos entrevistados apontaram aumento de receita superior a 20% em 2022. Já 32% das empresas apontaram estabilidade na receita, em comparação com 2021. Em contrapartida, 8% reportaram perdas de mais de 30% em sua receita, em 2022.
Perspectivas
Sobre as perspectivas de futuro para a agência, 65% dos entrevistados as consideram boas para 2023, e 25% preveem estabilidade. O índice dos que esperam um futuro ruim, muito ruim ou de interrupção das atividades variou de 5% para 7%, enquanto os que não conseguem prever são 3% dos respondentes.
“As projeções de futuro mostram que o crescimento empresarial e do setor talvez passe mais por aproveitar as oportunidades e criar possibilidades de aumento de receita do que de condições externas. Os 30% que apontaram crescimento superior a 20% mostram que este caminho é possível”, analisa o presidente da Fenapro.
Aplicação de IA no trabalho criativo
Sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências (ChatGPT, DALL-E etc), 31% das empresas já colocam em prática tais recursos, ao passo que outros 33% pretendem utilizar essas ferramentas ao longo de 2023. Por outro lado, 30% das agências ouvidas não pretendem fazer uso de ferramentas de automação e IA no trabalho criativo, e 5% pretendem utilizar só a partir de 2024.
Perfil das agências entrevistadas
O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria das agências adota o modelo full-service (96%), com equipes de até 20 pessoas (58%), com mais de 20 anos de existência (44%) ou entre 11 e 20 anos (35%). E 95% são associadas ao Sinapro de seu estado, e 78% certificadas pelo CENP.
O perfil de receita anual das empresas é bastante diverso: agências com até R$ 1 milhão de receita representam cerca de 35%. Cerca de 29% têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 12%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 10%, de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram pouco mais de 14% dos respondentes.