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Pesquisa Turner: Emotionology

Cérebro masculino ‘desliga’ frente a comerciais para mulheres

18.07.14


O cérebro dos homens "desliga" diante de comerciais dirigidos ao público feminino. E o primeiro filme do break, muitas vezes mais caro que os demais, tem menos potencial de gerar emoção — o cérebro parece demorar alguns segundos para fazer a transição entre conteúdo e comercial.



Os dados foram captados pela pesquisa “Emotionology”, apresentada no Rio pela Turner, empresa do grupo Time Warner.



Além da primeira fase quantitativa, com 2.700 entrevistas na América Latina, foi feita uma segunda fase qualitativa, com 72 voluntários no Brasil, Argentina e México (24 em cada país), em que foi usada ressonância magnética de imagem funcional para medir o engajamento e as emoções diante de filmes e comerciais para TV.



O estudo abordou dois grupos etários – 18 a 24 e 35 a 49 anos —, em parceria com cientistas do Neurensics, da Universidade de Amsterdã, e da Unicamp.



Entre as descobertas quantitativas, 59% das pessoas afirmam que sempre ou frequentemente assistem a um longa-metragem que agradou mais de uma vez, para reviver experiências despertadas. Entre os filmes, a animação foi o gênero que despertou mais emoções positivas e o terror, as negativas.



"Os três mercados (Brasil, Argentina e México) tiveram comportamento muito parecido, e entender que emoções cada conteúdo desperta ajuda a pensar uma estratégia de grade de programação dos canais, para não colocar, por exemplo, uma comédia junto com um filme de terror, pois despertam emoções muito diferentes", observa Renata Policicio, diretora de Pesquisa de Vendas Publicitárias para a Turner na América Latina.



A etapa quantitativa da pesquisa revelou ainda que 90% dos entrevistados se mostraram muito ou totalmente engajados emocionalmente ao assistir a um longa: 86% citaram um título ou personagem em conversa, no último mês, enquanto 91% se sentiram felizes e riram assistindo a um longa no mesmo período.



As informações são do jornal O Globo.


Pesquisa Turner: Emotionology

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