Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Marcas e agências: vamos falar sobre o alerta da ONU?
Desde que a ONU atualizou os dados sobre a crise climática, fazendo a alteração de alerta amarelo, de atenção, para vermelho, o Clubeonline tem procurado agências, produtoras, anunciantes, veículos e especialistas no tema para o fomento do debate em torno das mudanças que estão nos afetando hoje e irão nos afetar ainda mais amanhã, se medidas concretas não forem tomadas.
Um relatório divulgado recentemente pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), ligado à ONU, mostrou que o limiar do aquecimento global (1,5 graus Celsius acima do período pré-industrial) será atingido em 2030, dez anos antes do que se projetava.
O estudo apontou também que algumas situações são irreversíveis – mesmo que dediquemos séculos para combatê-las. Além disso, as mudanças climáticas estão intensificando o ciclo da água, trazendo chuvas mais intensas e inundações associadas, bem como secas mais intensas em muitas regiões. Entre elas está o Brasil, que vive sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Com isso, a produção de energia hidrelétrica no país está afetada.
Diante dos resultados apresentados pelo IPCC, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu a união de governos, empresas e sociedade no esforço para recuperar o planeta dos danos causados pela ação humana.
Para discutir esse tema e o que pode ser feito pelo mercado de comunicação a partir do alerta da ONU, criamos a série Plantão #CodeRed, o “código vermelho para a humanidade”, como sinalizou Guterres.
Já contribuíram com a proposta, compartilhando suas análises:
- Raoni Rajão, professor da UFMG e especialista em gestão ambiental, que é um dos participantes do Festival do Clube de Criação 2021 falando sobre o futuro do planeta e da Amazônia;
- Rui Branquinho, cofundador e CCO da agência GiveBack;
- Fernando Meirelles, sócio da O2 Filmes e “diretor-metido-a-ambientalista”;
- Marcelo Reis, coCEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made;
- Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura.
- Beto Fernandez, fundador e criativo na Activista Los Angeles;
- Cecilia Novaes, sócia da consultoria de pesquisa e estratégia A Arte da Marca e professora da Miami Ad School.
Com a palavra agora, Fernanda Antonelli, Managing Director da Wieden+Kennedy São Paulo. A agência tem selo Carbon Free da Iniciativa Verde.