Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Marcas e agências: vamos falar sobre crise climática?
A crise climática tem sido objeto de debates em diversos meios ao longo deste ano. Com o alerta dado pela ONU no mês passado, mostrando que o quadro é mais grave do que se pensava, o Clubeonline decidiu procurar agências, produtoras, anunciantes, veículos e especialistas no tema para estimular discussões em torno das mudanças que nos afetam hoje e irão nos afetar ainda mais amanhã, se medidas concretas não forem tomadas.
A mensagem da ONU foi dada com a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), o sexto em sua história. O estudo mostrou que o limiar do aquecimento global (1,5 graus Celsius acima do período pré-industrial) será atingido em 2030, dez anos antes do que se projetava. Apontou também que algumas situações são irreversíveis – mesmo que dediquemos séculos para combatê-las.
Com isso, a ONU mudou o tom dos alertas que vinham sendo dados até então, do amarelo, de atenção, para vermelho. E pediu a união de governos, empresas e da sociedade para evitarmos uma tragédia climática.
Para discutir esse tema e o que pode ser feito pelo mercado de comunicação, criamos a série Plantão #CodeRed, o “código vermelho para a humanidade”, como sinalizou a entidade.
Já contribuíram com a proposta, compartilhando suas análises:
- Raoni Rajão, professor da UFMG e especialista em gestão ambiental, que é um dos participantes do Festival do Clube 2021 falando sobre o futuro do planeta e da Amazônia;
- Rui Branquinho, cofundador e CCO da agência GiveBack;
- Fernando Meirelles, sócio da O2 Filmes e “diretor-metido-a-ambientalista”;
- Marcelo Reis, coCEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made;
- Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura;
- Beto Fernandez, fundador e criativo na Activista Los Angeles;
- Cecilia Novaes, sócia da consultoria de pesquisa e estratégia A Arte da Marca e professora da Miami Ad School;
- Diana Medeiros, gerente de PR da Liv Up;
- Lucas Mello, fundador e chairman da Live.
Agora quem colabora conosco é Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.