arrow_backVoltar

Play with Love

All Out: futebol virtual dribla proibição de braçadeiras no Catar

01.12.22

O Catar, país que sedia a Copa do Mundo 2022, é alvo de críticas há algum tempo, devido a violações a direitos humanos, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+ e aos trabalhadores migrantes. 

Recentemente, a Fifa anunciou a proibição de uso, por parte dos jogadores das seleções que participam do Mundial, da braçadeira "One Love", que simboliza a luta contra a discriminação e o preconceito LGBTfóbico - gerando ainda mais indignação ao redor do mundo.

Neste contexto, a entidade All Out, de defesa dos direitos LGBT+, encontrou uma maneira diferente de se manifestar. Foi criada uma modificação (MOD) para o game FIFA 23, que permite o uso da braçadeira. A ONG está divulgando a modificação, adaptável para as 32 seleções participantes da Copa do Mundo, aqui.

Dessa maneira, os internautas podem usar a versão virtual dos jogadores para que eles possam fazer as manifestações que foram impedidos de concretizar em campo. O arquivo para download da braçadeira está disponível (aqui) e pode ser usado por qualquer pessoa com acesso ao jogo FIFA 23. 

O projeto "#PlayWithLove", desenvolvido em parceria com a AlmapBBDO, também contará com streamers e pro-players transmitindo suas participações ao vivo nas plataformas de streaming, com jogadores utilizando a braçadeira.

"Não depende apenas dos jogadores se posicionarem, e é neste momento que a criatividade entra. Diversidade precisa ser pauta em jogo, em quadra, na imprensa, nas redes e no mundo inteiro", argumentam Rodrigo Almeida e Rafael Gil, diretores executivos de criação na AlmapBBDO.

"A questão da braçadeira é muito impressionante, porque o arco-íris estampado nela não é nem o LGBT+. E nem assim os times puderam usá-las, sob risco de sanções. Ou seja, a repressão a qualquer menção a temas LGBT+ no Catar é muito séria e coordenada – então, imagina o que passam as pessoas LGBT+ que moram lá? É muito perigoso", denuncia Justin Lessner, gerente de campanhas na All Out.

Como parte da estratégia, a All Out convida o público a assinar o abaixo-assinado global criado especialmente em defesa dos direitos LGBT+ no Catar (aqui).

A campanha "One Love" começou no futebol holandês, em setembro de 2020, com uma carta aberta assinada por mais de 60 representantes de clubes de futebol. O mote é inspirado em uma citação de Nelson Mandela, de que "O futebol tem o poder de unir as pessoas". O símbolo tem um coração pintado em listras de seis cores e o número 1 ao centro da imagem.

Leia anteriores, sobre campanha do Brechó do Futebol, que denuncia o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ no Catar, aqui, e sobre o esforço criado pela agência Mojo Supermarket, que evidencia o tratamento oferecido pelo país anfitrião da Copa do Mundo aos trabalhadores migrantes, aqui.

Ficha Técnica:

Anunciante: All Out

Agência: AlmapBBDO

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches, Pernil

COO: Fernanda Tedde

Diretores Executivos de Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil

Criação: Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Igor Pontes, Felipe Paganotti

Atendimento: Tatiana Vidonscky e Marcus Faco

Planejamento: Raphael Henrique Caffarena

Community Manager: Gabriel Diniz

Diretora de conteúdo: Christina Mello

Produtoras de conteúdo: Yara Tieppo Meira

Head of Creative Technology: Lilian Cavallini

Gerente de Projeto: Luan Henriques

Desenvolvedor: UmStudio

Aprovação Cliente: Ana Andrade

Play with Love

/