Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
All Out: futebol virtual dribla proibição de braçadeiras no Catar
O Catar, país que sedia a Copa do Mundo 2022, é alvo de críticas há algum tempo, devido a violações a direitos humanos, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+ e aos trabalhadores migrantes.
Recentemente, a Fifa anunciou a proibição de uso, por parte dos jogadores das seleções que participam do Mundial, da braçadeira "One Love", que simboliza a luta contra a discriminação e o preconceito LGBTfóbico - gerando ainda mais indignação ao redor do mundo.
Neste contexto, a entidade All Out, de defesa dos direitos LGBT+, encontrou uma maneira diferente de se manifestar. Foi criada uma modificação (MOD) para o game FIFA 23, que permite o uso da braçadeira. A ONG está divulgando a modificação, adaptável para as 32 seleções participantes da Copa do Mundo, aqui.
Dessa maneira, os internautas podem usar a versão virtual dos jogadores para que eles possam fazer as manifestações que foram impedidos de concretizar em campo. O arquivo para download da braçadeira está disponível (aqui) e pode ser usado por qualquer pessoa com acesso ao jogo FIFA 23.
O projeto "#PlayWithLove", desenvolvido em parceria com a AlmapBBDO, também contará com streamers e pro-players transmitindo suas participações ao vivo nas plataformas de streaming, com jogadores utilizando a braçadeira.
"Não depende apenas dos jogadores se posicionarem, e é neste momento que a criatividade entra. Diversidade precisa ser pauta em jogo, em quadra, na imprensa, nas redes e no mundo inteiro", argumentam Rodrigo Almeida e Rafael Gil, diretores executivos de criação na AlmapBBDO.
"A questão da braçadeira é muito impressionante, porque o arco-íris estampado nela não é nem o LGBT+. E nem assim os times puderam usá-las, sob risco de sanções. Ou seja, a repressão a qualquer menção a temas LGBT+ no Catar é muito séria e coordenada – então, imagina o que passam as pessoas LGBT+ que moram lá? É muito perigoso", denuncia Justin Lessner, gerente de campanhas na All Out.
Como parte da estratégia, a All Out convida o público a assinar o abaixo-assinado global criado especialmente em defesa dos direitos LGBT+ no Catar (aqui).
A campanha "One Love" começou no futebol holandês, em setembro de 2020, com uma carta aberta assinada por mais de 60 representantes de clubes de futebol. O mote é inspirado em uma citação de Nelson Mandela, de que "O futebol tem o poder de unir as pessoas". O símbolo tem um coração pintado em listras de seis cores e o número 1 ao centro da imagem.
Leia anteriores, sobre campanha do Brechó do Futebol, que denuncia o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ no Catar, aqui, e sobre o esforço criado pela agência Mojo Supermarket, que evidencia o tratamento oferecido pelo país anfitrião da Copa do Mundo aos trabalhadores migrantes, aqui.
Ficha Técnica:
Anunciante: All Out
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches, Pernil
COO: Fernanda Tedde
Diretores Executivos de Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil
Criação: Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Igor Pontes, Felipe Paganotti
Atendimento: Tatiana Vidonscky e Marcus Faco
Planejamento: Raphael Henrique Caffarena
Community Manager: Gabriel Diniz
Diretora de conteúdo: Christina Mello
Produtoras de conteúdo: Yara Tieppo Meira
Head of Creative Technology: Lilian Cavallini
Gerente de Projeto: Luan Henriques
Desenvolvedor: UmStudio
Aprovação Cliente: Ana Andrade