Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Bolsas de estudo em tecnologia para jovens negras e indígenas
A plataforma PretaLab, que conecta mulheres negras e o mercado de tecnologia, recebe inscrições (aqui), entre o dia 10 de novembro a 11 de dezembro, para o ciclo de formação “O Poder do Futuro”, com o apoio da The Walt Disney Company Brasil.
O programa de bolsas de estudo, gratuito e com vagas limitadas, é voltado para jovens negras e indígenas, com o objetivo de abrir caminhos para que mulheres vejam as áreas de tecnologia e inovação como um caminho possível para suas carreiras.
"Estamos falando de 100 possíveis novas tecnologistas que passarão por uma formação, de oito semanas, com conteúdos introdutórios à área de TI, ministrados por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado. Nosso objetivo é desenvolver a técnica, mas também as habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos tradicionais e que auxiliam na autonomia de aprender novos conteúdos e também a solucionar problemas inesperados”, ressalta Silvana Bahia, co-diretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.
O “Poder do Futuro” é inspirado no filme "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", da Marvel Studios, que chega à telona nesta quinta-feira (10).
No filme, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (entre elas, Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervêm em Wakanda após a morte do Rei T’Challa. O enredo evidencia as mudanças positivas que podem ser feitas no mundo após compartilhar o conhecimento e recursos de Wakanda com aqueles que mais precisam.
"Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo", afirma Belén Urbaneja, VP, RSE, gestora de marca e diversidade e inclusão para The Walt Disney Company Latin America.
Podem participar pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia.
A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, em 27 de janeiro de 2023. Outras informações aqui ou pelo e-mail pretalab@olabi.org.br.
Haverá ainda uma turma presencial no segundo semestre de 2023 em uma capital do Nordeste, ainda não definida.