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'Mudança de nome' é ação criada pela Santa Clara
A cantora Claudia Leitte divulgou, essa semana, em suas redes sociais, que iria deixar de usar o seu sobrenome em sua próxima turnê e adotaria como nome artístico apenas Claudia.
O anúncio, que virou notícia em diversas mídias, gerou um enorme burburinho entre os seus fãs na internet - que, em geral, desaprovaram a atitude, e fizeram inúmeros comentários a respeito.
No entanto, a iniciativa é, na verdade, ação que integra a nova campanha criada pela Santa Clara para promover o lançamento do Perlatte, suplemento da Eurofarma para intolerantes à lactose.
"O cliente nos contou que, segundo pesquisas, 35% das pessoas no Brasil têm algum grau de intolerância à lactose, mas menos de 1% sabe que tem", revela ao Clubeonline Fernando Campos, sócio e chief creative officer da Santa Clara. "É um público em potencial muito grande e só faltava um fator nessa equação: fazer a informação chegar às pessoas", pondera Campos.
Quando a agência detectou essa oportunidade, traçou a estratégia partindo das mídias sociais e encontrou em Claudia Leitte a pessoa ideal para contar "essa história de estar cortando o Leitte, mas que, na verdade, não precisava cortar", continua Campos, detalhando que a artista achou "arriscado" participar da ação, pois sabia que o público não reagiria bem num primeiro momento.
"É a dinâmica das redes sociais, chamada de 'dinâmica da destruição'. Realmente, como a agência já previa, as pessoas não gostaram quando souberam que Claudia iria tirar o 'Leitte' do nome: fizeram memes, foi uma repercussão enorme", diz.
Segundo a agência, três horas depois da revelação de que a artista mudaria o nome, o termo “Leitte” entrou nos Trend Topics Brasil do Twitter e a hashtag #ClaudiaTour foi criada pelos fãs.
Depois da ação teaser, foi lançado vídeo (assista abaixo) em que Claudia revela a campanha e apresenta a hashtag #PodeTerLeite. De acordo com a Santa Clara, em menos de uma hora, o filme publicado no Facebook da cantora atingiu 105 mil visualizações, mais de oito mil curtidas e quase dois mil comentários.
"Quando escrevemos o roteiro do vídeo em que ela faz a revelação, nos baseamos na resposta que sabíamos que o público daria ao anúncio. E, depois do lançamento do filme, a reação das pessoas foi incrível, de enorme aceitação, com muita gente tagueando amigos e conhecidos que podem ter intolerância à lactose", comemora Campos.
O líder criativo da Santa Clara ressalta que só é possível prever a resposta do público nas redes sociais ao conhecer e entender bem o perfil psicológico do consumidor e que, na agência, há uma preocupação especial com a área de social media, que há três anos responde diretamente à equipe de planejamento.
"Além disso, a abordagem do filme resposta com Claudia é quase uma auto crítica: ela levemente dá um toque para ajudar as pessoas a se conscientizarem que o público (em qualquer lugar do mundo) pode ser destrutivo na internet. Além disso, o conteúdo se baseia numa 'causa', o produto está lá no final, mas o fato de falar sobre a intolerância à lactose torna a mensagem importante, e não oportunista", pondera Campos.
"O objetivo da iniciativa é despertar na população o interesse por obter mais informações sobre a intolerância à lactose e incentivar a busca por um diagnóstico e uma solução corretos a partir da consulta a um médico", conclui Ulisses Zamboni, presidente da Santa Clara.
O novo trabalho é lançado na mesma semana que outra marca da área de farma - Neosaldina - está deixando a agência rumo à Artplan São Paulo. A Santa Clara atendeu a conta do analgésico por dez anos e buscou aproximá-lo do grande público com campanhas como "Chama a Neosa".
Ficha Técnica:
Agência: Santa Clara
Anunciante: Eurofarma
Produto: Perlatte
Títulos: Pode Ter Leite
CCO: Fernando Campos
VP de Criação Live: Ricardo Gertrudes
VP de Criação: Leo Avila
Criação: Marcelo Guimarães, João Quartucci, Ricardo Rulière
Head de Produção: Thamiris Gutierres
Planejamento: Bianca Goulart
Atendimento: Adrian Penney, Lais Correa e Tatiane Monteiro
Produtora: Dead Pixel
Coordenadora de Produção: Carol Zilo
Assistente de Produção: Viviani Chiciuc
Produtora de áudio: DaHouse Studio
Aprovação Cliente: Simone Gomes, Andrea Frazão, Ligia Pozzibon e Roberta Junqueira