arrow_backVoltar

Polêmica

Apro entra com ação no Conar contra Sky

07.03.12

A Apro (Associação Brasileira das Produtoras de Audiovisual) entrou com ação no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) contra anúncio e comercial da Sky (assista aqui), em que a operadora se posiciona contra a normatização da lei 12.482 pela Ancine, relativa às cotas nacionais de programação (leia mais aqui).


Sonia Regina Piassa, diretora executiva da Apro, disse ao Clubeonline que, com as peças publicitárias, a Sky "insulfla a opinião pública contra um órgão regulamentador brasileiro (Ancine), o que é inaceitável".


A executiva argumenta ainda que o filme da operadora "não diz a verdade, ao citar que jornalismo não é considerado conteúdo nacional pela lei."


"Não é uma hora de programação semanal nacional que vai tirar o controle remoto das mãos do consumidor. A verdade é que eu não tenho escolha quando compro um pacote de TV por assinatura, eu não consigo comprar individualmente o que quero assistir, eles me empurram um monte de programas que eu nunca desejei ver", afirma Sonia.


O anúncio foi veiculado na revista Veja com data de capa de 29 de fevereiro e já gerou polêmica com a Apro, que usou seu Twitter para protestar contra a peça (leia aqui).


O Conar recebeu a denúncia, considerou que ela tem fundamento no Código de Regulamentação Publicitária e abriu processo nesta terça-feira (06) para discutir o caso. O julgamento deve ocorrer em abril, mas o relator, se considerar necessário, pode recomendar que a campanha seja sustada imediatamente.


Lei anteriores sobre assunto aqui e aqui.

Polêmica

/